Saiba como estruturar (e manter) o controle de estoque em uma oficina mecânica

Você já parou para pensar o quão importante é o controle de estoque e fornecimentos numa oficina mecânica? Como administrador, gerenciador ou até mesmo colaborador, quantas vezes você já perdeu noites de sono preocupado com a organização do estoque e temendo a falta de produtos recorrentes naquela semana? Afinal, erros neste setor são extremamente comuns, sejam eles falhas na catalogação ou pura desatenção.

Você já se perguntou, por exemplo, se o produto para a troca de óleo e filtro de carros ainda existia em quantidade suficiente? Ou, até, se haviam pastilhas de freio suficientes para realizar a reposição no veículo de um cliente em que as originais estavam desgastadas? Como todos sabemos de experiências passadas, deixar o cliente esperando por minutos a fio não é o ideal.


Para evitar uma dor de cabeça desnecessária e ter toda a listagem de materiais completa e bem feita a cada serviço, é preciso ter método e padronizar o processo. Seja através de planilhas ou até um sistema on-line de controle, que tende a ser a opção mais confiável, é preciso que a gestão do estoque conte, sem exceções, com as seguintes informações:

Catálogo de itens e produtos;

Especificação de quantidades, validade de cada lote e outros;

Controle de entrada e saída de materiais;

Controle da movimentação de mercadorias.

Mas não para por aí! Inevitavelmente, um bom controle de mercadorias também tem a ver com gestão financeira. Sem o controle financeiro a cada transação, fica extremamente difícil estabelecer o custo unitário e total das mercadorias vendidas. Como consequência, os próprios dados contábeis se desregulam no fim do mês. E não tem nada pior que ter que lidar com aquela pilha de papéis a serem organizados em pouquíssimo tempo!

A gente sabe… Parece muita coisa ao mesmo tempo, não é? Mas não é preciso mais se desesperar, tanto com o controle de estoque como o financeiro: com o Oficina Integrada, você tem o melhor dos dois mundos num único software de gestão on-line. E melhor ainda: pensado exclusivamente para você, que gerencia uma oficina mecânica!

Se você quer não só uma gestão de estoque mais eficiente, mas também um controle financeiro confiável e livre dos mesmos erros de sempre, o Oficina é o melhor amigo que você ainda não tem. Ficou curioso(a)? Clique já neste link (inserir link), faça seu teste gratuito e conheça um mundo inteiro de benefícios ainda hoje.