Pipeline de vendas: O que é e quais as vantagens

Pipeline de vendas (Fonte: Pixabay)
Pipeline de vendas (Fonte: Pixabay)

Conduzir um possível futuro cliente até o final das vendas é muito importante para garantir o aumento das suas vendas.  Venha conosco conhecer a estratégia do pipeline de vendas e quais as vantagens dessa metodologia para melhoria de vendas.

O conceito de pipeline de vendas atua como uma espécie de mapa no qual o vendedor consegue observar quais atitudes devem ser tomadas, de maneira adequada com cada etapa do processo de compra do cliente em potencial. Dessa forma, é possível conduzir ele de uma forma rápida e prática para todas as pessoas envolvidas no processo.

Alguns estudos também demonstram que há um aumento na efetividade das vendas de uma empresa quando os Leads enviados foram feitos com maior zelo. Isto é, a dedicação em cada fase ofertada pelo pipeline auxilia no aumento das oportunidades de vendas e, consequentemente, no faturamento desse negócio. Leia até o final  e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais.

O que é um Pipeline de vendas?

O Pipeline de vendas nada mais é do que uma simulação de todas as etapas pré estabelecidas em que o consumidor terá que passar para chegar até a decisão final de realizar ou não uma compra com a sua organização.

A fim de objetivar e direcionar os vendedores na sua forma de agir perante cada uma das etapas da jornada de compra do consumidor. Nesse sentido, deve-se oferecer ao cliente o que ele deseja compreender na hora: 

  • Ele possui um problema e está em dúvida se o seu serviço consegue resolver ele? Informe-o sobre todas as vantagens de usar o seu serviço e o faça tomar a decisão de comprar.
  • Ele decidiu comprar, mas não sabe se possui a capacidade de arcar com todo o custo? Mostre ofertas e condições de pagamentos novas para convencer ele de continuar com a compra.

Dessa forma, é possível verificar que o pipeline de vendas serve, principalmente, como uma forma de controle sobre os processos de comerciais de um negócio.

Quais as vantagens de adotar o pipeline de vendas na empresa?

  • Visão amplificada sobre cada um dos processos de venda da sua empresa;
  • Aumento da capacidade de gerenciar o tempo médio em cada ação de venda;
  • Facilidade para organizar ações do time de vendas;
  • Acesso a informações e dados importantes para a tomada de decisão;
  • Padronização do processo de vendas;
  • Capacidade de prever as vendas;