Como combater o problema: produto estagnado no estoque

Seu estoque está parado? Confira 3 dicas imperdíveis para fugir desse problema

As vendas não foram como o esperado ou você calculou a quantidade de produtos equivocada. Não importa o motivo, produto parado no estoque é sinônimo de problema. O principal motivo da estagnação é alguma falha no processo administrativo. Pode ser falta de conhecimento para gerir recursos, tantos físicos, financeiros e  humanos.

A estagnação de um produto é a combinação entre um ambiente desfavorável com uma administração precária. É preciso saber gerenciar muito bem a sua empresa, principalmente seu estoque e monitorar as vendas. Produtos que não vendem, só geram mais desinteresse no cliente. Confira algumas dicas para que esse tipo de prejuízo não aconteça em sua empresa.

Qual é o problema?

Estoque parado prejudica o caixa e as vendas. A primeira coisa a se pensar é: qual a causa dessa estagnação? Junte-se com sua equipe e avalie os processos da empresa, até encontrar o problema.

Lembre-se que você precisa encontrar o verdadeiro motivo, caso contrário, você irá propor medidas que darão certo apenas naquele momento, serão soluções paliativas.

Por exemplo, se você trabalha no mercado da moda, pode ser que enfrente o problemas de estagnação de coleções da temporada passada. O que fazer com elas? Propor descontos é uma boa solução a curto prazo. O ideal é você avaliar qual estilo costuma vender menos e na próxima coleção,diminuir o pedido desse item. Se seus clientes não possuem o hábito de comprar vestidos longos, que tal diminuir a compra desse tipo de peça? Avalie seu mercado e conheça seu público.

Curto prazo x Longo prazo

Na dica acima, tocamos em um ponto muito delicado sobre a resolução desse tipo de problema. Você precisa definir duas estratégias, as de curto prazo, que como citamos seria os descontos. E as de longo prazo, que seria reduzir o volume de compras daquele produto.

Para se guiar na hora de decidir quanto de desconto oferecer, pense sempre  em manter uma margem mínima de 3% de lucro sobre o produto.

Quando estiver diante desse tipo de situação, lembre-se sempre de analisar a empresa e propor soluções tanto a curto quanto longo prazo. Se você apresentar somente um desses tipos de medidas, as chances do problema voltar a correr são grandes.

 

Tenha um software de gestão

            Os sistemas de gerenciamento on-line possuem a finalidade de otimizar os processos da empresa. Ajudam no controle de vendas, estoque e financeiro. Emite relatórios que proporcionam uma visão de quais produtos são mais vendidos e se há algum período de baixa nas vendas. Todas as informações que você precisa para avaliar as falhas do seu negócio, reunidas em um único sistema.

 

A estagnação é resultado de um mal planejamento. Por isso, utilize todas as ferramentas de gestão a seu favor para cuidar da saúde da sua empresa.

Ficou interessado sobre controle de estoque? Confira esse texto com várias dicas para encontrar a melhor forma de administrar o seu negócio,  Como controlar o estoque da sua oficina

 

nuvem-gestor