3 dicas infalíveis para ter controle total do seu estoque

O controle de estoque é um dos processos mais importantes de qualquer comércio ou loja cujo foco é a comercialização de produtos. E não adianta negar que quanto mais o negócio cresce e as vendas começam a acumular, mais complexo se torna o manuseamento de estoque. Afinal, com uma demanda mais alta, maiores responsabilidades surgem e a necessidade de melhores técnicas de organização.

Infelizmente, não são todos os administradores que conseguem dar conta do recado, o que é compreensível: são inúmeras as atribuições do dia a dia e é fácil se perder entre uma tarefa e outra. Pensando nisso, no post de hoje, vamos dar 3 dicas infalíveis para você que quer impedir o desregulamento no controle de estoque e manter uma relação de produtos fidedigna.

1. Registre tudo. Tudo mesmo.

Um dos maiores erros de qualquer empreendedor, ou então da pessoa responsável pelo controle de estoque na loja é perder o registro das mercadorias que entram e aquelas que saem. Sem uma ficha meticulosa de todas as compras e, principalmente, entrega dos fornecedores, manter a saúde do ambiente organizacional torna-se uma tarefa praticamente impossível.

Por isso, jamais deixe de incluir detalhes como: código do item, sua descrição, data da aquisição e, claro, o preço pelo qual o produto foi adquirido. E nunca se esqueça! Caso ele tenha sido vendido em promoção ou com qualquer desconto específico, também é importante incluir este dado na catalogação. Desta forma, você evita quaisquer inconsistências no fim do mês.

2. Nunca deixe para depois

Outra falha comum do controle de estoque está intimamente relacionada à primeira: o famoso “deixar as coisas para depois”. Como já ressaltamos a seguir, ser metódico na organização e compilação de dados é a chave para qualquer controle de estoque bem sucedido. E que hora melhor para fazer o registro de dados que o exato momento de uma transação comercial? Assim, você evita qualquer catalogação errada provinda de anotações imprecisas ou de memórias incertas.

3. Organize o espaço físico

Não adianta ter o melhor sistema de controle, fazer uso de todas as técnicas de organização existentes e ficar a par da entrada e saída de mercadorias se você não tem o mais importante: um espaço físico adequado para o estoque. E aqui não queremos dizer toda uma sala especialmente dedicada a isso, com várias prateleiras, luz apropriada e refrigeração (a não ser, é claro, que esses sejam itens necessários).

Por isso, fuja da complexidade! Um bom armazém é aquele que atende às suas necessidades enquanto gestor. E, é claro, comporta todo o seu estoque.

4. Use o Nuvem Gestor

Assim como as demandas do trabalho têm evoluído e ficado mais complexas, a tecnologia também vem avançando cada vez mais nos últimos tempos e tornando a vida do gestor mais fácil. O Nuvem Gestor, por exemplo, é um software de gestão on-line que não só faz todo o seu controle de estoque, considerando grande parte dos pontos aqui apresentados, como reduz de forma significativa a burocracia da sua jornada de trabalho.

Chega de se preocupar com o estoque, notas fiscais ou planilhas financeiras: o Nuvem Gestor existe para ajudar você com isso! E o melhor de tudo é: ele não precisa sequer ser baixado. Para acessá-lo, basta criar uma conta e começar a desfrutar do seu período de acesso gratuito. Ficou curioso(a)? Basta clicar neste link.

Temos certeza que, ao seguir as dicas desta publicação, o seu controle de estoque será impecável!