
Metas costumam ser o mapa para encontrar o tesouro no mundo dos negócios. Se bem traçadas e como uma equipe alinhada, consegue-se atingir qualquer resultado. Possivelmente, você já trabalhou com metas, mesmo que sem perceber. Se você define que deve vender 100 produtos por mês ou conseguir 5 novos clientes e fidelizar 2, isso já são metas.
Para planejar bem as suas, você precisa conhecer muito bem o mercado em que atua. Informe-se sobre as tendências e estude seu público, quais são as necessidades e como manter um bom diálogo.
O primeiro passo, é identificar metas já traçadas. Caso elas não foram cumpridas, descubra o porquê e pense em estratégias para reverter essa situação. É interessante realizar um brainstorm com a equipe, nesse momento. Cada um pode apontar os fatores que acreditam que resultaram nessas causas e propor sugestões.
Os seus colaboradores devem ser os maiores envolvidos, quando o assunto são metas. Busque motivar sua equipe em traçar novas e propor soluções para os problemas. Algumas empresas costumam recompensar funcionários que atingem esses objetivos com algum bônus, que pode ser financeiro, algum presente e até mesmo viagens. Vale ressaltar que seus colaboradores devem ser tratados igualmente, com as mesmas possibilidades de crescimento. Não estimule a competitividade, isso pode causar transtornos.
Após estipular uma meta, você precisa continuar analisando seus efeitos e o mercado. Por exemplo, de janeiro a março de 2016 você vendeu 100 produtos, e possui uma meta de aumento de vendas de 30% em 2017 no mesmo período, portanto você precisa vender 130 produtos em 3 meses. Se no primeiro mês você já vendeu 90, isso pode significar duas coisas: pode ser uma tendência mercadológica a compra daquele produto neste determinando período ou você estipulou uma meta muito baixa e possui capacidade de alcançar muito mais. Portanto, mesmo após traçar a meta, não deixe de monitorar o mercado.
Avalie suas metas regularmente, se necessário faça adequações. Determine prazos para que elas sejam concluídas. Lembre-se sempre de documenta-las, para que você possa se lembrar e avaliar o seu crescimento.
Permita-se estipular metas ousadas, que vão exigir mais de você e da sua equipe. Mas lembre-se, elas precisam ser mensuráveis. Determinar metas que não podem ser atingidas, só vai causar desmotivação e baixos resultados na sua equipe.
Existem várias ferramentas que fornecem fiéis informações sobre o mercado para que você possa estipular suas metas. Uma delas é o sistema de gerenciamento on-line, que além de várias funções, fornecem relatórios de vendas, financeiro e estoque, que podem te ajudar a traçar as melhores metas de acordo com a realidade da sua empresa.
Se você trabalha no mercado da moda, recomendamos um texto para que após definir suas metas, você possa alcança-las.