Venha conhecer sobre o empreendedorismo social

empreendedorismo social (fonte: Pixabay)
empreendedorismo social (fonte: Pixabay)

O universo dos empreendedores possui diversas camadas que podem ser exploradas e que devem ser conhecidas ao se inserir nesse mercado. Venha conhecer o que é o empreendedorismo social e quais suas diferenças do empreendedorismo comum.

Em um mercado já tão saturado, a inovação relacionada com setor de empreendedores pode beneficiar, e muito, as vendas e o alcance de uma empresa. Dentro dessas alterações e novas ideias está estruturado o empreendedorismo social. Caso você deseje saber mais sobre este assunto ou outros relacionados, leia mais no Blog Mundo Mídia.

O que é o empreendedorismo social?

Esse tipo de empreendedorismo possui como marca principal a capacidade de oferecer serviços e produtos que busquem beneficiar a sociedade em escala social global, local ou regional, focando na resolução dos problemas desses polos. Nesse sentido, é um setor da economia que busca retirar essas populações em risco social, melhorando a situação social desse povo por meio da geração de capital, emancipação e inclusão social.

A questão do lucro no empreendedorismo social

Levando em conta a questão da busca do empreendedorismo social pelas melhorias sociais, existem diversas especificidades únicas desse modelo, como o lucro da venda de produtos ou da prestação de serviços.

No que se relaciona com o empreendedorismo comum, o superávit de capital arrecadado é uma das principais diferenças com o empreendedorismo social. Para um empreendedor social, a prioridade de seus projetos não estão interligados com o acúmulo de capital e sim as melhorias das sociedades, em grande ou pequena escala. Em contrapartida, o empreendedor comum utiliza os investimentos de seus recursos na busca por um retorno maior, ou seja, o lucro.

Além disso, vale ressaltar que o valor da energia empreendedora assume que o mercado deve pagar pela inovação que propõe. Nesse sentido, apesar de utilizar fontes de organizações sem fins lucrativos, os empreendedores ideologicamente sociais podem estar relacionados com a geração de renda.

Os 3 pilares do empreendedorismo social

Como dito anteriormente, o empreendedorismo é uma forma direta de investir tempo e recursos em situações que geram inovações e, no caso do comum, o lucro. Entretanto, esse tipo de empreendedorismo possui pilares importantes para a sua compreensão, sendo eles:

  • Identificação de riscos sociais e marginalizações sociais que resultem em um desequilíbrio injusto em relação com as demais classes da sociedade em que não existam ações públicas para sua melhora;
  • Desenvolvimento de um valor social a partir do que foi identificado no tópico anterior, buscando uma ação direta que possa alterar essa estabilidade das diferenças;
  • Uso de criações que consigam melhorar os riscos identificados anteriormente, aliviando o sofrimento desse grupo.