Vantagem Competitiva Sustentável

Descubra o segredo para criar vantagem sobre seus concorrentes, apenas se tornando o diferencial do seu mercado.   

Quase 2 milhões de empresas fecharam as portas em 2015. São inúmeros os motivos para esse número, mas a maioria está ligada à má gestão das empresas. O que essas empresas pecam é no planejamento e estruturação da empresa. É preciso criar uma vantagem competitiva.

Esse conceito busca cultivar nas empresas uma cultura  de encontrar um diferencial que faz da sua empresa um destaque. Ao contrário do que muitos pensam, isso não precisa te custar mais, pelo contrário, como essa técnica foca na melhoria dos processos a médio prazo, é possível estabilizar o planejamento. Além disso, promoções e estratégias de venda de curto efeito podem ser evitadas.

A vantagem competitiva segue três pilares:

  • Gerar valor ao cliente;
  • Ser insubstituível;
  • Ser sustentável.

Confira passo a passo como inserir essa estratégia na sua empresa:

Análise

O primeiro passo é averiguar a sua concorrência. Fique atento às práticas e abordagens dos seus correntes. Análise também o comportamento dos seus clientes, além do andamento do mercado. Assim, você pode determinar qual será o seu diferencial.

Custos de operação

Você precisa avaliar quais são os gastos da sua empresa para viabilizar o produto ao cliente. O grande truque para se destacar nesse momento, é buscar formas de fazer com que seu produto tenha a melhor qualidade e com o menor custo. Para conseguir essa proeza é preciso pesquisar muito, principalmente quando o assunto é fornecedor.

Foco

Muita gente pensa que quantidade é qualidade, mas essa regra nem sempre é válida. Segmentar o seu mercado, como contamos neste texto, é fundamental para obter mais clientes. A forma de segmentação, fica a seu critério, planeje e defina o que acredita ser mais rentável para sua empresa.

Para fazer todas essas análises para construir a sua vantagem competitiva sustentável, conte com um sistema de gerenciamento on-line. São excelentes ferramentas para acompanhar resultados e a evolução do seu negócio, pois emitem relatórios de vendas, financeiro, estoque, controle de clientes, fornecedores, funcionários e muito mais.

 

nuvem-gestor