Saiba como aumentar o lucro da sua empresa com a técnica de vendas Upsell

Se você é administrador de um negócio, certamente já ouviu falar do termo “upsell”, ou então até mesmo adota esta prática, mas não sabia muito bem defini-la. Sendo um método valioso para incrementar produtos e impulsionar vendas, o upsell está se tornando cada vez mais popular entre empreendedores e pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio: desde oficinas mecânicas a lojas de manutenção de celulares!

Mas o que é upsell? Ele tem como principal objetivo aumentar o lucro e, simultaneamente, oferecer ao cliente a possibilidade de ter um upgrade na compra. Imagine, por exemplo, que você está fazendo um pedido pelo iFood e tem a opção de acrescentar maionese ou então uma porção extra de bacon ao seu hambúrguer. Sairá um pouco mais caro, mas você ficará mais satisfeito.

O upsell é justamente isso! E o melhor é que, além do lucro da empresa crescer, o cliente também sai ganhando e pode até mesmo se tornar fidelizado. Afinal, ele está sim pagando mais, mas pelo produto que o convém. E, para se dar bem com esta estratégia, é preciso atentar-se aos seguintes pontos:

  • Apresente as vantagens do produto “melhorado”;
  • Não foque no valor: foque no conteúdo da oferta;
  • Deixe claro ao cliente o que ele vai ganhar por estar pagando extra por um serviço;
  • Mantenha as sugestões de upsell as mais simples possíveis! Você quer facilitar o processo de valorização do seu produto, não torná-lo mais complexo.

Agora que você já sabe o que é upsell e como aplicar essa estratégia, está pronto para começar a vender mais e melhor! E não esqueça, é claro, que tudo vai depender de como você maneja o seu “customer success”, ou área dedicada à satisfação do consumidor: se ele não está sendo fidelizado com as técnicas adotadas, algo de errado está acontecendo. Portanto, atente-se a este outro fator importante.


Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Mundomídia!