Quais cuidados um empreendedor deve ter na gestão do seu negócio

Quais cuidados um empreendedor deve ter na gestão do seu negócio

A rotina de um empreendedor envolve tomadas de decisão a todo o tempo. São várias responsabilidades ligadas ao dia a dia da empresa que demandam uma boa gestão e alguns cuidados para que não se perca dinheiro ou clientes.

Existem alguns pontos a se atentar na gestão para não se cometer erros que podem ser fatais aos negócios. Por isso, hoje vamos apresentar alguns desses pontos para que você possa se atentar e ter uma gestão ainda melhor em sua empresa.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Planejamento

Muitos empreendedores pecam ao tomarem muitas decisões sem realizar uma análise prévia da situação em que a empresa se encontra. Isso é mais comum quando se tomam decisões emergenciais, em que perde-se a razão e se pensa apenas na solução rápida de um problema.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, disse a seguinte frase, que resume muito bem a importância do planejamento: “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.” Ou seja, é fundamental ter um bom planejamento para cumprir com seus prazos e alcançar seu objetivo. Podemos dizer que, no exemplo de Lincoln, caso não houvesse planejamento ele passaria seis horas tentando derrubar a árvore, duas horas tentando entender o que aconteceu de errado, e, aí sim, mais seis horas afiando o machado e duas derrubando.

Prazos

Um dos compromissos mais importantes que se deve cumprir com seus clientes é o prazo estabelecido para a prestação do serviço. Para que isso aconteça, o empreendedor deve ficar atento à todos os processos envolvidos e às dificuldades de cada um deles.

É comum que ocorra atrasos por simples falta de atenção do empreendedor. Quando se estabelece metas, com prazos bem definidos, fica mais fácil controlar erros que levarão ao atraso e, assim, tomar ações para evitá-lo.

Quando uma empresa falha com o cliente com relação a algum prazo que fora estabelecido, o mesmo passa a ter menos confiança no negócio. Claro que isso pode acontecer uma vez ou outra, mas o importante é garantir que o problema não se repita, para conquistar a confiança do cliente.

Oficina Integrada | Gestão para Oficinas MecânicasDemanda

Outro fator determinante para o sucesso da relação entre empreendedor e clientes é a correta preparação para suprir a demanda de serviços que pode surgir. Você precisa ser realista ao analisar o quanto desta demanda você pode atender com qualidade, pois um grande erro é achar que é possível atender a todos. Em algum momento você poderá perder em qualidade no serviço para conseguir atender a todos.

É necessário fazer uma autoanálise da capacidade de atendimento do seu negócio, entender quais são as limitações e, a partir disso, delimitar a demanda que você conseguirá suprir e, além disso, quais melhorias precisam ser feitas (infraestrutura, processos, etc.) para aumentar esta capacidade.

Valor

Muito mais do que preço, você oferece valor ao seu cliente. Aí está outro grande erro de gestão, que pode comprometer o futuro de um negócio. Diversos empreendedores buscam precificar seus serviços apenas baseados nos preços dos concorrentes, sem levar em conta tudo o que está atrelado ao serviço. Desta forma, você desconsidera todo o custo-benefício do seu serviço, entrando em uma “briga” simplesmente pelo menor preço.

Bons empreendedores já entendem que seus serviços podem demandar do cliente um investimento maior, mas que as vantagens que estes têm em comparação ao que é oferecido pelos concorrentes compensa a diferença no preço, fidelizando o cliente mesmo com um preço maior.

Esta é a diferença entre preço e valor. Podemos dizer que “preço” é o que está na etiqueta, no site, ou seja, a quantidade de dinheiro necessária para a compra ou contratação. Já o “valor” é o que seu cliente entende como benefício atrelado ao serviço que foi pago. Um preço pode ser alto ou baixo, já o valor pode ser justo ou injusto. O ideal é que o cliente não faça comparação entre seu preço e o do seu concorrente, pois o que você oferece não se compara.

Você pode perceber que os quatro pontos são complementares, ou seja, um tem influência no outro para conseguir uma boa gestão do negócio. E para facilitar todos estes, e muito mais controles, você pode contar com sistemas como o Imóvel integrado, Oficina Integrada e Nuvem Gestor.

Tenha total controle do seu negócio, dos indicadores, clientes e finanças. Tome suas decisões com base em dados concretos e confiáveis. Além disso, tenha acesso ao sistema onde você estiver, pelo computador, tablet ou smartphone. Clique aqui e conheça mais sobre os softwares.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores