Programa de afiliados: uma forma flexível de empreender

Programa de Afiliados - Fonte: Pexels

Um programa de afiliados é composto por duas partes: o criador, que irá fornecer os produtos, e o afiliado, que irá vender esses produtos. E essas duas partes se conectam por meio de uma plataforma na Internet. Nesse site terá os produtos, links de divulgação e a forma de comissão. Assim, um programa de afiliados ajuda tanto os criadores quanto os afiliados. Sendo uma forma flexível de empreender, que vem crescendo nos últimos anos.  

Como funciona 

Em um programa de afiliados ou marketing de afiliados, empreendedores divulgam produtos e serviços de outras empresas em plataformas parceiras. E quem faz a divulgação recebe um link exclusivo que contabiliza as compras realizadas por meio deles. Cada compra bem-sucedida ou o acesso ao link confere ao vendedor uma comissão em cima do produto vendido.  

Como ser um afiliado 

A única restrição imposta pela maioria das plataformas é que o afiliado tenha mais de 18 anos. Não é preciso ter nenhuma experiência ou fazer algum tipo de investimento inicial. Basta se cadastrar no site e começar a divulgar os links recebidos nas plataformas parceiras. Assim, o principal trabalho do afiliado é encontrar meios de divulgar os produtos e vender o máximo possível. Sendo a divulgação pode ser feita em diversas plataformas, sites e até mesmo redes sociais.  

Qual o melhor programa para você 

Antes de se cadastrar em um programa é importante ter alguns pontos em mente, como os tipos de produtos oferecidos e o mercado desses produtos, além de ver se os mesmos se relacionam com o ramo que você está empreendendo.  Confira a seguir algumas dicas para escolher o melhor programa de afiliados para você. 

Dica 1: a primeira dica é verificar se o programa é realmente seguro e confiável, para não propagar possíveis golpes e também garantir que você receberá sua comissão. Confira as formas de pagamento e como é feito o cálculo da comissão de vendas, se é por acesso ou por venda do produto. Procure por avaliações do programa da Internet e também comentários de outros afiliados. 

Dica 2: pesquise sobre a empresa que fornece os produtos, se a mesma tem qualificação para estar em um programa de afiliados.

Dica 3: elabore um plano de divulgação e pense em estratégias que possam aumentar o número de acessos ao link que você estará promovendo.  

Dica 4: prefira produtos e serviços que você já tenha domínio ou conhecimento. E trabalhe com produtos que você sabe que determinado público tem interesse, e então divulgue em locais que essas pessoas mais acessam para aumentar as chances de venda.