Por que ter uma conta no LinkedIn pode impulsionar sua carreira?

Aplicativo LinkedIn - Fonte: Unsplash

LinkedIn é uma das plataformas mais utilizadas por empresas e por quem está à procura de um emprego. Essa mídia social é voltada para profissionais e traz diversos benefícios para quem a utiliza como visualização, rápida busca de vagas disponíveis, enquadramento de perfis em vagas e padronização de currículos. Confira a seguir por que ter uma conta no LinkedIn pode impulsionar sua carreira.

Currículo gratuito

O currículo é essencial para quem busca por emprego ou quer estar aberto a novas oportunidades. Por isso, tê-lo atualizado e acessível é tão importante e o LinkedIn pode te ajudar nisso. Nessa mídia social, suas informações serão profissionais, podendo colocar qual tipo de empresa lhe interessa, suas experiências e locais de trabalho.

Muitas empresas já utilizam a plataforma ativamente tanto para publicar vagas como para buscar perfis de profissionais capacitados que se enquadram nessas vagas. Os níveis variam desde trainee até gerentes, e ainda é possível fazer a candidatura diretamente pela rede social.

Visibilidade e networking

Outro aspecto que torna o LinkedIn importantíssimo para qualquer pessoa que queira estar dentro do mercado de trabalho, é a visibilidade. Nessa mídia social quando se cria uma conta e coloca-se as informações profissionais, o seu perfil é analisado e com base nisso mostrado em pesquisas de profissionais feitas pelas empresas na plataforma. O que aumenta a visibilidade e as chances de ser contratado pela empresa.

Além disso, ainda se pode fazer uma rede de “networking”, ou seja, corresponder e seguir pessoas que estejam na sua área ou no ramo que se quer seguir, podendo expandir a rede de contatos com profissionais de todas as partes do mundo. Outra opção é participar de grupos com assuntos de seu interesse, onde são compartilhadas experiências, dicas e discussões sobre temas do mercado de trabalho atual.

Se destaque no mercado de trabalho

Essa rede social também contém uma opção de publicação de conteúdos, chamado LinkedIn Pulse. Isso permite que os usuários produzam conteúdo sobre o segmento que atuam e compartilhem em sua rede. De forma que outros profissionais sejam atingidos e o usuário se destaque na plataforma.

Podem ser publicados conquistas profissionais, informações e até mesmo sua atuação no mercado. Empresas utilizam esse recurso continuamente, trazendo o engajamento de seus funcionários e chamando atenção de novos profissionais para suas vagas. Ainda é possível reagir as publicações como ocorre no Facebook, podendo dar likes, fazer comentários e compartilhar o conteúdo em sua própria rede.