Time Sharing é uma nova forma de investimento imobiliário

No sistema Time Sharing, o cliente não adquire a totalidade de um imóvel, ou seja, o objeto da transação imobiliária será uma cota de um determinado imóvel. Esse mesmo imóvel será compartilhado com outros clientes que também fizerem a aquisição de cotas. É uma forma moderna de investimento imobiliário que está ampliando suas opções pelo mundo, sendo bastante apropriada para imóveis situados em locais turísticos, considerando que os clientes poderão utilizá-los em épocas de férias ou em conformidade com suas necessidades momentâneas.

Fracionamento do tempo de uso do imóvel
O sistema Time Sharing pode ser denominado Fractional, com idêntico significado: compartilhar ou fracionar o tempo de uso da propriedade imobiliária. Portanto, o sistema baseia-se em um conceito de multipropriedade, ou seja, disponibiliza a oportunidade do investimento imobiliário e do uso do mesmo imóvel para várias pessoas.

Sistema destinado para multiproprietários
Dessa forma, basicamente, o cliente que adquire uma cota em um sistema Time Sharing (ou Fractional), está adquirindo uma fração do imóvel. Esta não será considerada em uma unidade habitacional (como ocorre em um apartamento de um edifício) ou em metros quadrados (como ocorre em um lote em um loteamento). A fração será medida em tempo de uso, para que os vários multiproprietários possam usufruir do mesmo imóvel de forma integral. Portanto, cada adquirente terá o direito de utilizar o imóvel por um determinado período de tempo.

Pesquisas demonstram que os imóveis destinados ao uso durante as férias são efetivamente utilizados pelos seus proprietários somente durante aproximadamente 10% do tempo a cada ano (cerca de um mês por ano). Contudo, os proprietários desses imóveis devem arcar com todas as despesas durante o ano (taxas de condomínio, caseiro, consumo de água e luz, IPTU, entre outros).

Imóveis destinados para as férias

Esse sistema é bastante típico e coerente com os imóveis destinados ao uso somente durante as férias ou outros momentos de conveniência dos multiproprietários.  Normalmente, os imóveis destinados ao sistema Time Sharing são idealizados e construídos por empresas que realizam empreendimentos imobiliários em lugares destinados ao turismo. Essas empresas oferecem aos corretores de imóveis a possibilidade de promover transações imobiliárias das cotas/frações, fazendo o pagamento de comissões pelos negócios concretizados com os clientes.