Os Cuidados para se Tomar Antes de Reformar seu Estabelecimento

Chegou a hora de reformar sua empresa ou seu ponto comercial? Não deixe que isto se torne um pesadelo para você! No texto de hoje vamos trazer algumas dicas que todo empreendedor deve levar em conta antes de iniciar uma intervenção no espaço do seu negócio.

Antes de tudo, planeje!

É muito comum que o empreendedor, após decidir reformar seu estabelecimento, se empolgue e já queira resolver tudo de uma vez, tanto para não paralisar suas atividades por muito tempo, ou então por pura ansiedade de ver a cara nova da sua empresa. De qualquer forma é preciso tomar cuidado, pois essa pressa em agir não ajuda ninguém.

Uma reforma é algo grandioso, que demanda trabalho e um investimento relativamente alto, portanto é preciso planejar muito bem cada detalhe para que ao final da obra e volta aos trabalhos você não veja que esqueceu de algo, ou algum ponto ficou fora do que era esperado.

Conte com o auxílio de profissionais

Por mais que você conheça cada detalhe do seu estabelecimento, saiba onde deve ficar cada equipamento ou entenda qual o tamanho deva ter cada espaço, ter um profissional (ou uma equipe) da área de construção é fundamental. Além de todo o conhecimento para que a estrutura do seu local esteja segura, eles também trarão experiência de outras reformas, do que pode dar certo ou errado.

Tenha um cronograma

Você precisa saber quando vai iniciar sua obra, o tempo que durará cada etapa e quando a reforma estará completa, além de tentar prever imprevistos. Isso é importante para que você ajuste sua produção, ou então os seus serviços para que a obra não acarrete em atraso dos seus compromissos com os clientes. Seja bem generoso com o prazo, pois muitos imprevistos podem acontecer. Tendo em mãos este cronograma você pode inclusive dar aos seus clientes uma melhor estimativa de quando seu negócio estará aberto novamente, sem correr o risco de precisar remarcar esta abertura, gerando frustração.

Lembre-se dos seus colaboradores e da legislação

Ao planejar sua reforma você precisa se lembrar do bem-estar dos seus colaboradores. Imagine que por algum motivo você instale uma porta em que seus colaboradores precisam se abaixar para passar. Um bom planejamento pode inclusive contribuir para o aumento da produtividade no trabalho, reduzindo distâncias para se caminhar durante a realização do serviço ou então gerando um fluxo contínuo dentro da empresa.

Além disso, cada ramo de atuação tem uma legislação específica que diz sobre o espaço físico da empresa, com as mais variadas regras. Por isso, procure saber sobre todas estas exigências durante o planejamento da reforma para não ter problemas com autuações, multas ou até mesmo fechamento mais tarde.

Cuidado com a eletricidade e a água

Quando se fala de eletricidade, todo cuidado é pouco, ainda mais hoje em dia quando se temos tantos aparelhos eletrônicos ligados na tomada. Por isso esta é uma área onde não se pode economizar, pois a segurança deve vir em primeiro lugar. Além disso, a alteração na parte elétrica após a reforma demandará um grande retrabalho.

O que pode gastar muito tempo e dinheiro no futuro se não for bem planejado durante a reforma é o sistema de água e esgoto. Por isso, pense bem onde instalar seus sanitários, pias, etc. Para esta área, também existem legislações específicas do meio ambiente para evitar contaminações de cursos d’água.

Tenha uma reserva financeira

Da mesma forma que seu cronograma deve ser feito de forma a cobrir imprevistos, o mesmo vale para o seu investimento financeiro. Durante a obra vários problemas podem acontecer e demandar mais dinheiro, por isso esteja preparado para não se ver em meio à reforma sem recursos para investir.

Atenção às tomadas, lâmpadas, pontos de internet…

Podem parecer detalhes muito pequenos, mas o bom planejamento de itens como estes que foram citados evitam muitos transtornos durante o dia-a-dia de uma empresa e inclusive otimizam seu espaço de trabalho.

Como foi dito acima, qualquer empresa hoje em dia possui diversos equipamentos elétricos e eletrônicos que demandarão várias tomadas. E se seu negócio for alinhado com as novas tecnologias e utilizar soluções em gestão online, como o Nuvem Gestor, o Oficina Integrada ou o Imóvel Integrado, será necessário garantir o acesso à internet, seja por cabo ou por rede sem fio (Wi-Fi).

Agora, mãos à obra em sua reforma. Em caso de dúvidas e só entrar em contato!

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online