Organização: a palavra chave do seu ateliê

Confira 4 dicas de organização para impulsionar as vendas do seu ateliê de costura

Com muito ou pouco espaço, a gente sabe bem a bagunça que um ateliê de costura pode fazer. São fios, bobinas, retalhos, miçangas, linhas e mais linhas… E não só organização física, é preciso se atentar ao estoque, administração, controlar as entradas e saídas do caixa e por aí vai. Organização é a alma de um ateliê. A Mundomidia reuniu 4 principais focos de organização para que você mantenha tudo em ordem.

Organize seu espaço
O ateliê precisa estar sempre organizado, afinal, ele é a cara da sua loja. Muitas vezes, essa é uma tarefa difícil, devido a quantidade de material e pedidos que está a sua volta. Por isso, dedique sempre pelo menos 5 minutos a cada 1 hora para organizar o espaço. Assim, você não vai deixar acumular muita bagunça e organizará de pouquinho a pouquinho. Organize também os aviamentos, linhas, agulhas, retalhos todos em caixas, tudo que você precisa estará de fácil acesso e organizado.
Mostrar limpeza e organização é a estratégia principal para conquistar clientes.

Organize seus pedidos
Os pedidos dos clientes devem estar muito bem organizados, afinal, você não pode confundi-los. Monte uma estante dos pedidos e reserve uma caixa para cada cliente. Assim, você manterá tudo organizado, pode anotar do lado de fora, em um post-it, se já foi finalizado ou o que falta terminar. Uma outra vantagem é que você consegue controlar o número de serviços que possui e saber a hora de parar de aceitar os pedidos.

Organize seu estoque
Você não precisa ter um grande estoque, mas precisa ter os itens essenciais. É necessário planejar a compra dos materiais de acordo com as demandas. É sempre bom ter um bom estoque de aviamentos, fechos, botões para realizar prontamente a demanda do cliente.
À respeito da compra de tecidos, é preciso tomar cuidado. Afinal, você vende exclusividade, não pode haver várias peças parecidas.

Organize suas finanças
É muito importante registrar as entradas e saídas do caixa do ateliê. Se você não tem um controle das vendas e gastos da sua loja, você pode estar comprometido. Misturar as finanças pessoais com as profissionais pode ser um tiro no pé do seu negócio. Contrate um contador para lidar com os documentos de regulamentações, impostos e burocracia.
Softwares de gerenciamento também são uma excelente alternativa, pois possuem um baixo custo e são fundamentais para gerir um negócio. Com esses sistemas é possível controlar o fluxo do caixa, o estoque, gerenciar e informar ao cliente sobre ordens de serviço.

 

 

 

atelie-de-costura-software-gerenciamento