O que sua empresa pode aprender com o mundial de futebol?

O que sua empresa pode aprender com o mundial de futebol?

No último domingo boa parte do mundo parou em frente às televisões e viu a França se tornar bicampeã mundial, vencendo a Croácia, em Moscou. Infelizmente não deu para o Brasil lutar pela sexta estrela neste ano e tivemos que apenas assistir à festa nas ruas de Paris. Mas se a nossa seleção não soube aproveitar as chances dentro de campo, você sim pode tirar valiosas lições se trazer o que aconteceu na Rússia para o contexto da sua empresa. Vamos ver o que podemos aprender!

Honestidade

O maior craque brasileiro no campeonato voltou para casa com uma imagem negativa, por ser acusado de simular faltas e contusões. Não vamos entrar no mérito se realmente houve simulação ou não da parte dele, mas ficou claro que não há mais tolerância para desonestidade.

O mesmo vale para o seu negócio. O público em geral está cansado de ver propagandas prometendo a solução de todos os seus problemas e, ao fechar negócio, ver que não era bem assim. Seu cliente deseja receber exatamente o que foi prometido. Não adianta ter a ilusão de que, ao ofertar o que está fora do seu alcance, você conseguirá o máximo de clientes e, posteriormente, dará um “jeitinho” de mantê-los em sua carteira. Isto vai criar um grupo de clientes detratores que, além desfazerem a parceria, passarão a emitir opiniões negativas sobre sua empresa com quem conhece.

De olho em tudo

Uma das grandes novidades deste mundial foi a adoção do árbitro assistente de vídeo. Agora, em alguns lances onde o árbitro em campo não tem convicção da sua marcação, ou comete algum erro, este assistente entra em ação se comunicando com o juiz em campo e o orientando sobre esta marcação, em alguns momentos inclusive sugerindo que ele reveja o lance em uma TV.

Como Montar e Administrar uma ImobiliáriaQuando olhamos para nossa empresa e nossos concorrentes, podemos fazer um paralelo inclusive com o que foi dito no tópico anterior. A velocidade com que as informações se espalham hoje em dia é incrível, e isto vale tanto para o bem quanto para o mal.

Uma campanha publicitária bem-sucedida em pouco tempo pode levar seu negócio para os assuntos mais comentados, seja em sua cidade, região ou até mesmo no país. Neste caso, além do que você investirá em publicidade, haverá uma divulgação que chamamos de orgânica, ou seja, de forma voluntária por quem se interessou pela sua marca.

Em outros casos isto não acontece nem mesmo por conta de uma ação publicitária sua, mas apenas por um bom atendimento ou por um serviço bem prestado, se diferenciando das demais empresas. São vários os exemplos onde os famosos “virais”, divulgações espontâneas, que elevam o reconhecimento de diversas marcas.

Porém o contrário também acontece. Tanto com publicidades em que o tema vai contra o que a sociedade espera da sua empresa, ou então com ações desrespeitosas e serviços mal prestados aos clientes, a imagem negativa da sua empresa vai percorrer entre seu público-alvo rapidamente e você precisará investir em outras ações para reverter isso. Por isso tome muito cuidado com cada ação que sua empresa toma, pois seu público sempre estará atento.

Mudança de padrões

Alemanha deixando a competição na primeira fase, Brasil e Argentina logo depois, duas seleções sem títulos chegando à semifinal. O campeonato deste ano deixou claro que quem não se adapta ao novo cenário do futebol fica para trás, e que não podemos subestimar a quem antes não era dada nenhuma importância.

Se formos analisar esta situação, ela se aplica facilmente ao atual contexto da nossa sociedade. Minorias que antes eram discriminadas ou excluídas hoje querem ter voz e lutam (com razão) por igualdade. Ignorar esta tendência no mercado é, além de fechar a porta tanto para novos clientes como para mão-de-obra qualificada, se mostrar como uma empresa atrasada. E são vários os casos de negócios onde ações desrespeitosas com uma parte desta fatia da população gerou uma avaliação muito negativa.

Acesso à tecnologia

Muito do crescimento de seleções menores e com menos tradição, se aproximando ao desempenho das outras equipes renomadas, vem do acesso à tecnologia. Se antigamente o talento e a força eram os únicos pontos de destaque, hoje entra em cena o papel dos analistas e profissionais que lidam com dados e estatísticas de inúmeros pontos do jogo e do atleta, buscando sempre o ponto ótimo de atuação.

Assim, nas empresas que antes dependiam da experiência daqueles funcionários com anos de casa, e além disso usavam os métodos mais tradicionais para análise de dados (quando faziam), agora, além disso, temos os processos bem definidos que ditam o dia-a-dia da empresa, e softwares para gestão integrada de todo o negócio. Sistema como o Oficina Integrada, o Nuvem Gestor ou o Imóvel integrado são bons exemplos desta evolução.

Aprendizado constante

O mundial nos mostrou a importância de se estudar seu adversário, cada detalhe do seu jogo, como foi a atuação nos últimos jogos, etc. Muitos dizem que este foi um dos motivos da Bélgica ter eliminado nossa seleção. Também vimos goleiros que já haviam estudado anteriormente o padrão de como cada adversário batia seus pênaltis, para utilizar na hora que fosse necessário.

Se no futebol o estudo vem se mostrando essencial, na sua empresa isto não é diferente. A capacitação constante, tanto sua quanto de sua equipe, permite que seu negócio se atualize das últimas tendências e não fique atrasado no momento de oferecer algo ao cliente. Além disso, o aperfeiçoamento profissional pode ser utilizado para, posteriormente, destacar sua empresa dos seus concorrentes.

A Universidade Nuvem contribui para o crescimento profissional da sua empresa e de seus colaboradores com cursos 100% online nas mais diversas áreas. São aulas dinâmicas, ministradas por profissionais com amplo conhecimento na área, que permitem o rápido aprendizado do aluno. Além disso conta com material completo de apoio, avaliação e emissão de certificado reconhecido nacionalmente. Se você ainda não conhece os cursos da Universidade Nuvem, clique aqui e veja o que mais se adéqua ao seu negócio.

O Brasil pode não ter sido campeão desta vez, mas seu negócio pode ser vencedor. E conte sempre conosco para isso!

Curso Eletricidade Automotiva | Universidade Nuvem