O que são negócios digitais?

Negócios Digitais - Fonte: Pexels

Negócios digitais se referem às empresas e pessoas que usam a Internet para comercialização de produtos e serviços. Exemplos famosos como Amazon, Facebook, Airbnb e Nubank mostram que para fazer negócios atualmente não é mais necessário ter uma sede física. Assim, os negócios se dão totalmente por meio da Internet, utilizando diferentes ambientes digitais que estão à disposição hoje em dia, como blogs e sites, publicação de vídeos em plataformas como Youtube e Vimeo, e marketing nas redes sociais, que já levou a criação de um novo mercado conhecido como Influencers ou Influenciadores Digitais.  

Esses negócios se distribuem por todo mercado, sendo compostos por venda de produtos (maquiagem, eletrônicos, etc.), infoprodutos (cursos, ebooks, etc.), assinatura de streamings (Netflix, HBO, etc.), entre muitos outros.  

Aspectos dos negócios digitais 

Assim como os negócios físicos, os negócios digitais também possuem suas características próprias para ser bem-sucedido nesse meio.  

Atualização 

No mundo virtual tudo se atualiza muito rápido e novidades são lançadas todos os dias, portanto uma das principais características dos negócios digitais é estar sempre se atualizando. Portanto, é preciso estar sempre atento ao que está acontecendo na Internet que envolva a área que a empresa está focada. Dessa forma, muita pesquisa é feita diariamente para saber o que o público está procurando, o que está sendo mais acessado, feedbacks de usuários e o que está fazendo sucesso.  

Conectividade 

Para fazer negócios digitais é preciso estar conectado, e nisso as redes sociais podem ser um mar de oportunidades para vender sua marca. Aplicativos como Instagram mostraram que a opinião de alguém com muitos seguidores pode aumentar as vendas em questão de segundos. Além disso, hoje em dia o feedback pode ser a chave para se tornar bem-sucedido, pois os consumidores querem saber que a opinião deles importa para a empresa.  Por isso, conversas com os clientes é tão importante no ambiente digital. Da mesma forma que isso faz com que os próprios usuários promovam a marca, colocando opiniões positivas na Internet e indicando os produtos e serviços.  

Marketing Digital 

O marketing é o que irá estabelecer o primeiro contato entre os novos clientes e a empresa. E na Internet, o marketing ganha uma expansão maior ainda, pois ele quer chegar ao ponto em que os próprios consumidores façam a propaganda. Portando, o marketing precisa fazer a marca se destacar nos ambientes digitais e principalmente nas redes sociais, onde o maior engajamento entre clientes e marcas ocorre.  

E-commerce vs E-business 

Por fim, não vá confundir e-commerce com e-business. O e-commerce apenas se refere as vendas de produtos, ou seja, comércio eletrônico, de forma a não ter uma conectividade maior com os clientes. O e-business ou negócios digitais é mais abrangente, tendo uma estrutura completa como Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC), Gestão de Relação com o Cliente (CRM), Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP), Gestão de Cadeia de Suprimentos (SCM) e o próprio e-commerce.