O que é ERP e como ele pode ajudar minha empresa?

Quem atua no mercado imobiliário lida com uma agenda apertada, com muito trabalho externo, visitas a clientes e pouco tempo para atender às demandas operacionais da empresa. Isso sem mencionar a falta de tempo para aprender novas tecnologias sofisticadas, não é?

É para facilitar esse trabalho que as empresas têm optado pelas soluções ERP, que trazem uma série de vantagens na operacionalização de todos os setores. Continue lendo nosso post, pois vamos contar, de maneira bem simples, o que é ERP e como esse software pode favorecer o trabalho na sua imobiliária!

O que é ERP?

A sigla vem da expressão inglesa Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzida em português como Planejamento dos Recursos da Empresa. Em uma explicação simples, ERP é um programa de computador que oferece uma série de recursos para uma empresa lidar com as operações de rotina, seja de compras, de faturamento, contabilidade, controle de estoque, administração de pessoal ou outras.

Já pensou ter um programa no seu computador reunindo, em uma mesma plataforma, todas as operações exigidas para o funcionamento da sua imobiliária, dispensando livros de registros, planilhas eletrônicas e outros processos manuais? É isso que um sistema ERP faz!

Como um ERP pode ajudar sua empresa?

Pense em um organizador de tarefas que proporciona agilidade e segurança aos processos — o que leva à redução de custos e ao aumento de produtividade! Um sistema ERP desenvolvido para uma empresa do mercado imobiliário pode oferecer recursos como:

  • Cadastro detalhado de proprietários, inquilinos e dos imóveis.

  • Geração automática de contratos — basta que você insira os dados das partes envolvidas na transação.

  • Emissão de recibos de aluguel.

  • Emissão de relatórios de contas a receber do inquilino e a pagar ao proprietário.

  • Geração de boletos de pagamento para imprimir ou enviar para seus clientes via e-mail.

  • Personalização e envio de ofertas de imóveis, avisos, cartas de cobranças, boletos, extratos, recibos e outros documentos via e-mail ou impressos.

  • Agenda atualizada de tarefas diárias e configuração de avisos para que você não perca compromissos.

  • Facilidade de registrar na agenda as visitas realizadas e as informações cadastrais dos clientes.

  • Acesso remoto de onde você estiver, por meio de qualquer dispositivo móvel, como tablets ou smartphones.

Quais são as vantagens para quem atua no mercado imobiliário?

Você pode ter o sistema ERP integrado com o seu website, mantendo as informações sobre sua carteira de imóveis sempre atualizada. O software gera os arquivos no formato adequado para divulgação e exportação, facilitando o compartilhamento em portais parceiros. E você ainda pode publicar fotos de imóveis rapidamente.

O sistema faz cópias de segurança (backup) de todos os seus arquivos, o que significa que você não corre o risco de perder dados importantes, uma vez que eles estarão armazenados na nuvem — ou seja, fora dos computadores da imobiliária.

A gestão financeira fica muito mais organizada e simplificada. O programa atualiza automaticamente os valores em caixa assim que você registra um recebimento de aluguel ou paga alguma despesa.

Há programas práticos e de manejo bem simples — para quem não tem muita experiência com ferramentas tecnológicas — e que oferecem suporte em tempo real sempre que necessário.

Então, é fácil concluir que a implementação de um software ERP traz inúmeras vantagens, como gestão de vários setores unificados em uma única plataforma, acompanhamento financeiro facilitado, gerenciamento da carteira de imóveis e de clientes, além da redução de erros operacionais, o que gera mais produtividade para a equipe.

Se você é um empresário atuando no mercado imobiliário, procure uma solução ERP sob medida para sua empresa.

Entendeu o que é ERP e quais são suas vantagens? Tem mais alguma coisa a acrescentar? Deixe um comentário!