O que é análise SWOT (FOFA) e como utilizar estrategicamente na empresa

Mão marcando em papel ponto estratégico em empresa (SWOT)
(Foto: Unsplash)

A gestão de uma empresa envolve o uso de ferramentas para pensar estrategicamente a empresa em questão. E, nesse contexto, a análise SWOT, cuja sigla em português é abreviada como FOFA, é útil e oportuna para posicionar as empresas. A análise SWOT abrevia as seguintes palavras: Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats. Traduzidas, os focos em questão são Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. E para saber como pensar a análise SWOT, conceito e aplicação na sua empresa, confira abaixo. 

Analisando cada letra de SWOT

Para pensar a gestão de uma empresa, a técnica, ou ferramenta, SWOT, foi criada em 1960 por Albert Humphrey. Assim, SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta importante para pensar, como diz o nome, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em um negócio. Deste modo, os principais pontos positivos e negativos de uma empresa podem ser trazidos à tona, permitindo reposicionamento estratégico da empresa ou em alguns de seus setores.

Analisando a ferramenta letra por letra, o que cada alvo de foco da sigla permita analisar é:

  • No caso da Força, identificar os pontos fortes da empresa. Isto é, onde há o diferencial do negócio com relação aos concorrentes, mas também onde é possível identificar sucessos nas áreas da empresa (vendas, marketing, atendimento, pós-venda, etc).
  • Para Fraqueza, identificar quais os pontos fracos da empresa. Ou seja, onde é necessário melhorar e porquê.
  • Quais são as Oportunidades? Neste tópico, haverá a identificação das oportunidades de melhoria e crescimento da empresa. Para isso, é necessário estar atento ao mercado, a inovações, à concorrência, tendências de consumo, entre outros.
  • Saiba quais são as Ameaças. Isto porque saber o que pode abalar sua empresa é essencial para se prevenir. Trata-se de inovações, caso sua empresa esteja se tornando obsoleta, ou ainda a concorrência, se vier crescendo demais.

Como pensar estrategicamente com a análise SWOT (FOFA)

Resumindo, a análise SWOT (FOFA) é uma ferramenta potente para identificar e organizar forças, fraquezas e pontos de melhoria na empresa. Deste modo, pode ser bastante útil para tomada de decisões quanto à destinação de investimentos e recursos como treinamento de equipe, aquisição de equipamento, serviços de consultoria, entre outros. Logo, o uso da análise SWOT permite que a gestão seja facilitada, para posicionar ou reposicionar a empresa ou seus setores estrategicamente.

Para se informar sobre índices de desempenho e facilitar ainda mais a gestão de sua empresa, confira mais artigos do Blog Mundo Mídia.