Marketplace no Facebook: Saiba como usar essa ferramenta a seu favor

Marketplace no Facebook - Fonte: Pexels

O Marketplace é uma parte do Facebook dedicada para compra e venda de produtos. É possível encontrar produtos novos, usados e todos os tipos de segmentos (brinquedos, eletrônicos, imóveis). Confira tudo sobre essa ferramenta e como utilizá-la para suas vendas.  

Acessando o Marketplace 

O Marketplace fica localizado dentro do aplicativo do Facebook, no ícone de lojinha e pode ser acessado tanto pelo celular quando pelo computador. Ao acessar a página pode-se procurar por itens à venda ou então anunciar.  

Compra e venda 

Diferente dos sites de venda que apresentam um catálogo de produtos e um sistema de pagamento, o Marketplace funciona de forma mais informal, em que o interessado pelo produto entra em contato com quem está vendendo e faz a negociação. Para vender algo basta acessar a opção ‘Vender Algo’ ou ‘Vender’ e depois selecionar a categoria do que será anunciado entre: itens, veículos ou casas (venda ou locação).  

Na parte de itens o vendedor deverá colocar informações do produto como: fotos, título, preço, condição, localização, disponibilidade e forma de entrega.  Para veículos deve-se colocar qual o tipo (carro, moto, barco), ano, fabricante, modelo, localização, preço e fotos. E para imóveis deve-se indicar se é venda ou locação, tipo (casa, apartamento, chácara), número de quartos, banheiros, preço, entre outras informações adicionais. Sendo que terão informações que são obrigatórias e outras opcionais.  

Após isso, deve-se indicar onde ele será divulgado, podendo ser apenas no Marketplace ou também em grupos de compra e venda do Facebook. Selecione a opção ‘Publicar’ e então basta esperar o contato de pessoas interessadas no anúncio.  

Vantagens de usar o Marketplace 

Fácil de anunciar 

A primeira vantagem de utilizar o Marketplace está na facilidade de colocar seus produtos e serviços à venda. Afinal, basta ter uma conta no Facebook e você já poderá utilizar essa ferramenta. Pode-se fazer vários anúncios de maneira gratuita, anunciar serviços informais e tratar tudo diretamente com o cliente.  

Alcance 

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, portanto o alcance das publicações se torna maior, permitindo que rapidamente várias pessoas visualizem os anúncios. Além disso, o Facebook permite que os interessados filtrem por região, cidade e estado.  

Sem múltiplas plataformas 

Tudo é feito pelo Facebook, sem ser necessário outros aplicativos de gerenciamento, sistema de pagamento, controle de estoque, etc. Contudo, isso só se torna possível para empresas pequenas e microempreendedores. Afinal, tudo será tratado diretamente com o contato deixado no anúncio.  

Negociações  

Uma das maiores vantagens é que como o cliente trata diretamente com quem anunciou, isso abre margem para negociações, algo que não é possível em sites com sistemas de pagamento feito por terceiros. Isso garante uma chance maior de efetivar a venda.