Marketing Indireto: entenda o porquê dele ser a chave para o sucesso

O surgimento do marketing digital tem provocado profundas alterações na forma com que empresas se relacionam com seus clientes pela internet. São inúmeras as estratégias que podem ser adotadas para melhorar esta interação, mas uma das mais eficientes e que trazem resultados robustos a curto e longo prazo é o marketing indireto. Neste post, você entenderá o que exatamente este conceito compreende e, principalmente, como aplicá-lo à realidade do seu empreendimento.


Em termos simples, o Marketing Indireto não passa daquela divulgação “discreta”, feita por uma companhia para promover um produto ou serviço de forma não tão explícita. Investir nesta estratégia significa desenvolver maneiras sutis de impulsionar sua marca, especialmente nas redes sociais, sem que o seu público sinta-se “bombardeado” por ações de venda.


Quantas vezes você já acessou o Instagram, Facebook ou, mais recentemente, o TikTok e se deparou com uma maquiadora profissional dando dicas valiosas de maquiagem? Ou, então, uma corretora de imóveis trazendo novidades sobre o mercado imobiliário? Estes são exemplos clássicos do marketing de conteúdo, que é uma faceta importante do marketing indireto, cujo objetivo é fazer o leitor enxergar valor em sua empresa no dia-a-dia.


E, produzindo conteúdos relevantes para o seu empreendimento, você divulga, indiretamente, os seus serviços. Os conteúdos podem existir em vários formatos e ser pensados para redes sociais diferentes, tais como:

  • Vídeos interativos para o Instagram ou TikTok
  • Vídeos mais descritivos para o YouTube
  • Matérias em blog
  • E-books gratuitos
  • Podcasts e outros

Além do conteúdo recorrente, existem alternativas igualmente válidas para exercitar o marketing indireto. Uma que tem dado bastante certo para empresas de pequeno e médio porte são parcerias com influenciadores digitais, que podem ajudá-lo a projetar o seu produto para milhares de seguidores. As opções são vastas e é aí que entra, também, a sua criatividade!


Não é segredo que, nos últimos anos, o marketing indireto tem se popularizado bastante. Afinal de contas, fazer o cliente enxergar valor na sua empresa antes mesmo do momento da compra, e convencê-lo “aos poucos” garante muito mais e melhores resultados. Mas e você? Já tinha conhecimento desta estratégia incrível de captação de clientes ou tem apostado, somente, no Marketing Direto? Pense nisso!