Google Meu Negócio: veja como se cadastrar e ter todas as vantagens dessa ferramenta gratuita

Google Meu Negócio - Fonte: Pexels

Google Meu Negócio é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento da presença na Internet. Ou seja, ele irá gerenciar como a empresa aparece na Pesquisa do Google e também no Google Maps. Dessa forma, por meio da plataforma é possível disponibilizar informações da empresa, como local, nome, horário de funcionamento e muito mais. Algo muito importante é a avaliação de clientes que fica disponível para outros potenciais clientes verem. Confira a seguir como se cadastrar e quais as vantagens dessa ferramenta gratuita.  

Vantagens do Google Meu Negócio 

Reputação da Empresa 

Ao utilizar o Google Meu Negócio, as empresas podem gerenciar melhor suas informações e tem mais chances de alcançarem uma boa reputação. Além de que com a possibilidade de os clientes poderem colocar sua avaliação ou feedback no Google, a reputação da empresa pode se alavancar e ganhar mais visibilidade, atraindo novos clientes pelas avaliações.  

Acessibilidade e visibilidade 

Estar disponível na ferramenta de busca do Google naturalmente já aumenta a visibilidade, afinal o consumidor atualmente utiliza muito dessa ferramenta para saber onde encontrar seus produtos. Utilizar o Google Meu Negócio traz maior visibilidade para a marca e também permite controlar o número de acessos e também quantas vezes o nome da empresa foi pesquisada.  

Presença on-line 

Com a opção do google insights a empresa consegue analisar o nível de retorno que a empresa tem por meio do seu perfil on-line. Dessa forma, é possível acompanhar o desempenho da marca na Internet e assim analisar sua presença on-line.  

Como se cadastrar no Google Meu Negócio 

Passo 1: acesse o site do Google Meu Negócio e selecione a opção “Começar agora” na parte superior da página.  

Passo 2: entre com a conta do google da empresa, e caso não tenha crie um e-mail para a empresa antes de se cadastrar no Google Meu Negócio.  

Passo 3: Coloque o nome da empresa e selecione “Próxima”.  

Passo 4: Coloque as informações de endereço e clique em “Próximo”. Nesse momento coloque a posição da empresa no mapa do Google. Se a empresa tiver entrega de produtos ou fizer serviços em domicílio, marque a caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes”. E na próxima página coloque a região de entrega. Caso não queira deixar disponibilizado o endereço completo, você também pode colocar para mostrar apenas a região em que fica a empresa. 

Passo 5: Selecione uma categoria de negócios que se enquadra a empresa e clique em “Próximo”. 

Passo 6: Preencha as informações de contato, como número de telefone e site da empresa. Caso não tenha ainda um site, o próprio google irá oferecer uma opção de criar um site gratuito. 

Passo 7: Por fim, clique em continuar para concluir o cadastro e confirmar o vínculo com a empresa. 

Caso apareça “Esta ficha já foi reivindicada”, selecione a opção de “Solicitar acesso” e siga as instruções para reivindicar a empresa cadastrada. Finalmente, lembre-se de manter as informações atualizadas.