Feira do empreendedor: o evento perfeito para fazer networking

Feira do empreendedor - Fonte: Pexels

No mundo dos negócios ter contatos é a base do sucesso, e a melhor maneira de conhecer pessoas da mesma área ou de outros setores é por meio de feiras e eventos. A feira do empreendedor é realizada pelo Sebrae com intuito de promover o empreendedorismo no Brasil e trazer oportunidades para quem está entrando nesse setor. Confira a seguir um pouco mais sobre esse evento e como participar.  

O que é a feira do empreendedor? 

A feira do empreendedor é desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), ocorrendo por todo Brasil e todos os anos. Essa é uma das maiores feiras de empreendedorismo do país, se tornando uma ótima opção para quem busca oportunidades na área, investidores, contatos, ou para quem quer conhecer mais como está o mercado atual.  

O evento conta com empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais variados segmentos, o que é bom para quem está querendo investir ou abrir um negócio, mas ainda não sabe em qual ramo. Além de ver os expositores e poder conversar com representantes das mais variadas empresas, durante o evento ocorrem palestras, workshops e consultorias nas áreas principais do empreendedorismo, como marketing, finanças, inovação e exportação.  

Vantagens de participar da feira do empreendedor 

Geração de ideias e inovação 

Esses eventos sempre são ótimas fontes para gerar novas ideias, sendo uma ótima fonte de inovação. Nessas feiras os primeiros protótipos e modelos que estão sendo desenvolvidos são apresentados. Portanto, é uma ótima forma de saber qual será a tendência do ano ou o que está por vir de novo para o mercado nos diferentes setores.  

Oportunidades 

Nessas feiras sempre estarão presentes investidores, fornecedores e empresários que buscam ideias para investir, pessoas para realizar colaborações e parcerias. Sendo ótimo para quem está em busca de oportunidades no meio do empreendedorismo.  

Networking 

Uma das melhores formas de conhecer pessoas e estabelecer contatos é por meio dessas feiras. E a feira do empreendedor, sendo uma das maiores do país, com certeza é perfeita para quem quer fazer networking. Nela você poderá conversar com empresários de todos os níveis, conversar com fornecedores, ver o desenvolvimento de novas empresas e negócios, assim como as tendências para o mercado.  

Como participar 

Para participar da feira é super simples, sendo que existem duas categorias principais: 

Participação como visitante 

Caso você só queira participar para conhecer, sem expor seu negócio ou suas ideias, você irá participar como visitante. Para isso, você precisa realizar o cadastro no site do Sebrae quando abrir as inscrições, sendo gratuito.  

Participação como expositor 

Para quem quer apresentar sua empresa, negócio ou ideia, você irá fazer o cadastro como participação como expositor. Para isso, alguns detalhes serão analisados, como a situação burocrática da empresa, se a mesma traz algo que esteja dentro do objetivo da feira, se é nacional, que tipo de empresa é, etc. Basta seguir o regulamento disponível no site para poder conseguir realizar o cadastro sem demais complicações.  

Palestrante ou patrocinador 

Você ainda pode participar como palestrante, caso tenha interesse em apresentar algo que esteja sendo desenvolvido pela sua empresa ou falar sobre a marca. Outra opção também é entrar como patrocinador do evento, em que a empresa investe no evento.