Estratégias para tornar seu negócio mais lucrativo

Técnicas e dicas de como vender pela internet e ter sucesso.

Uma vontade de muitos brasileiros é empreender, que de maneira simplificada significa criar seu próprio negócio, ou mesmo expandir ou diversificar o negócio que já possui.

Contudo sabemos que empreender não é fácil e criar um empreendimento de sucesso é ainda mais difícil. Porém existem formas para simplificar tudo isso e tornar o seu sonhado empreendimento, um negócio verdadeiramente lucrativo e de sucesso.

Um empreendimento na internet não é muito diferente das empresas físicas que existem hoje em se tratando de alguns aspectos, como identidade da empresa, controle gerencial, organização, metas, marketing, rh, entre outros.

Vamos sugerir aqui algumas estratégias que não podem faltar para seu empreendimento se tornar uma empresa de sucesso.

Identidade

Toda empresa precisa ter uma identidade visual, que ajudará seu cliente a diferenciar sua empresa das demais existentes. Para ter uma boa identidade não basta somente criar uma logomarca com um desenho bonito. É preciso saber exatamente a que público se quer atingir com a sua marca, para assim desenvolver todo o design e cores adequadas. O ideal é procurar um profissional que tenha experiência no assunto. Procure seguir os padrões da identidade visual da sua empresa. Isso influenciará também no desenvolvimento do “espírito empresarial” que seguirá a missão, visão e valores desta empresa. É importante esses três últimos ficarem fixados na mente de todos os colaboradores da empresa.

Crie um site profissional

Não é novidade que 95% das empresas possuem um site, portanto, ter um site é item obrigatório hoje em dia. O diferencial da sua empresa não será ter um site, e sim ter um site ou loja virtual que realmente venda bem o que sua empresa quer vender. Crie uma loja virtual que venda bem, sejam seus serviços, sua marca ou produtos. Procure um profissional qualificado ou utilize uma ferramenta que faça todo esse trabalho de criação de maneira profissional e com baixo custo, alias, no inicio de qualquer empreendimento economizar é necessário.

Sua empresa nas redes sociais.

Ative o perfil da sua empresa nas redes sociais para aumentar sua visibilidade. Faça isso de maneira adequada, pois, simplesmente criar um perfil ou uma página no Facebook para sua empresa e adicionar amigos não resolve, e muitas vezes pode até virar uma propaganda negativa. A rede social é um lugar para preservar a imagem da sua empresa, pois seus clientes podem fazer comentários positivos, mas também podem fazer comentários negativos à sua marca. Portanto, mantenha um bom relacionamento com o seu cliente para que sua propaganda não se torne uma arma contra você mesmo. Esse trabalho exige constante manutenção. Por esse motivo existem empresas especializadas para fazer este trabalho. As redes sociais devem ser atualizadas constantemente com informações relevantes para seu consumidor em potencial. Divulgue também seus produtos ou serviços, sempre com um link para o seu site ou loja virtual. As redes sociais podem ser um interessante canal para divulgação do seu site.

Networking

Aproveite as redes sociais para criar um networking. 30% dos empreendedores mantém uma rede de relacionamentos para conseguir indicações de novos clientes. Utilize um canal de comunicação adequado para o seu negócio mantendo um bom relacionamento com seus clientes e ainda atrair novos.

Cuide de seu cliente

Priorize o relacionamento com seu cliente. Mantenha um canal de comunicação eficiente, pois normalmente é a partir daí que surgem as vendas da sua empresa. Não adianta a sua empresa divulgar um e-mail para contato se você não possuir uma equipe para responder esses e-mails em tempo hábil e de maneira adequada. Não basta possuir um site se este não oferecer as informações necessárias que seu cliente precisa. Não priorize nenhuma forma de atendimento em relação a outra, todas merecem a mesma atenção e agilidade.

Desafie-se

Crie sempre novas ideias para melhorar os resultados e a sua relação com o cliente. Gerir uma Empresa é como estar em uma corrida, mesmo se estiver à frente em primeiro lugar, você deve estar sempre correndo e aumentando sua velocidade, pois se não o fizer, o último colocado vai ultrapassar o primeiro. As novas ideias devem ser focadas tanto na qualidade do seu produto ou serviço, e como na velocidade da sua produção, pois são coisas que sempre podem melhorar.

Controle

Mantenha em seu banco de dados até mesmo as pessoas que não efetuaram compras em seu site ou loja virtual. Esses contatos podem receber informativos da sua empresa e em algum momento eles podem se tornar um cliente consumidor de seus produtos ou serviços. É importante saber a diferença de cada cliente. Existem clientes que preferem A e outros preferem B, assim sendo, ofereça produtos que sejam da preferência de cada um.

Estabeleça metas

Elabore relatórios mensais de desempenho e utilize-os para criar novas estratégias de negócios e objetivos para sua empresa. É importante toda equipe estar envolvida e entender onde se quer chegar e a maneira que será adotada para chegar nesses resultados. É como em uma embarcação, todos devem ajudar a remar para o mesmo lado, e para isso temos que saber em qual direção seguir.

Agrade seus clientes

Crie campanhas promocionais, envie informativos, ofereça descontos e outras coisas mais que possam deixar seu cliente satisfeito. É importante também sempre surpreender seu cliente com algo positivo. Seja até mesmo um desconto ou um produto de brinde. Use sua criatividade.

Sabemos que não são somente essas formas citadas que serão suficientes para você fazer sucesso com seu empreendimento. Existem várias outras estratégias que poderíamos citar. Se você tem alguma ideia de como melhorar ainda mais, dê sua opinião, faça seu comentário abaixo.


sobre-julio-cesar