Empreendedorismo feminino: saiba como fazer sua empresa decolar

empreendedorismo feminino (Fonte: Pixabay)
empreendedorismo feminino (Fonte: Pixabay)

O machismo costuma influenciar, e muito, no crescimento de mulheres empreendedoras que desejam abrir e manter o seu próprio negócio. Venha conhecer conosco formas de fazer o empreendedorismo feminino decolar na sua empresa.

O todo o processo intrinsecamente envolvido no momento de abrir e gerir empresas é muito delicado, especialmente para as mulheres. Elas costumam ter maior dificuldade de obter fontes de crédito e, de uma forma muito comum, ainda realizam a dupla jornada por estarem responsáveis pelas tarefas de casa. Tornando tudo ainda mais complicado para elas.

Estudos demonstram que, apesar da quantidade de mulheres empreendedoras estarem crescendo no Brasil, nas empresas estabelecidas, ou seja, as que possuem mais de três anos de fundadas, menos de 33% apresenta mulheres no comando, segundo o SEBRAE.

Leia até o final deste artigo para saber mais sobre este assunto e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais.

Dicas de empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino pode ser resumido como um conjunto de negócios que foram mentalizados, criados e são geridos por mulheres. Por isso, trazemos algumas dicas de como fazer o seu negócio decolar abaixo:

Dica 1: Estar investindo em uma área de interesse e identificação

Como empreendedora, é muito importante que você goste de trabalhar com aquilo que está se propondo a fazer. Não só com o serviço ou produto, mas sim com a área do mercado que está se inserindo. Esses fatores conseguem te manter motivada e influencia diretamente na sua capacidade de persistir em busca do seu objetivo, contribuindo para o seu sucesso.

Dica 2: Organize e administre o seu tempo de forma correta

É muito comum que mulheres que possuam negócios precisem ser capazes de organizar o tempo de forma que consigam lidar com diversas outras tarefas, como ser mãe e cuidar da casa. Tudo isso sendo um resultado da vivência nesta sociedade machista em que os homens não costumam dividir esse tipo de tarefa com suas esposas.

Por este motivo, a organização do tempo e a definição de prioridades é uma forma muito diretiva na busca pela não sobrecarga de tarefas.

Dica 3: Invista em você mesmo e no seu planejamento estratégico

Como qualquer empreendedor, é necessário que você busque se capacitar antes de abrir seu negócio. Existem diversos cursos de gestão de negócios e diversos específicos que podem auxiliar e muito no seu desenvolvimento dentro da empresa.

Além disso, possui um planejamento estratégico pra que seu negócio possa engatar. Nesse planejamento pode-se encontrar a estrutura de custos, um capital de giro necessário, os seus objetivos de médio e longo prazo.