4 dicas de atendimento para vender mais

Aumentar as vendas e fidelizar cada vez mais clientes é o sonho de qualquer negócio. São várias as técnicas apresentadas para melhorar este resultado, muitos estudos e propostas, mas as vezes nos esquecemos de fatores básicos no atendimento que podem conquistar o seu cliente.

Um bom atendimento é primordial para que seu cliente volte mais vezes à sua empresa, além de indicar seus serviços para amigos e parentes. Este é o conceito de cliente promotor, que você precisa fazer com que seja maioria entre seus clientes. É para isso que vão servir as dicas de hoje.

Ouça o cliente

Quando o cliente procura seu negócio, muitas das vezes ele precisa de uma solução para um problema ou situação. Quando a pessoa está neste estado, algo que fará com que ela crie um laço afetivo com sua empresa é saber que, ao ser atendida, ela poderá relatar o que está acontecendo sem parecer que está conversando com uma parede.

Por mais que a tecnologia avance, pessoas gostam de ser atendidas por outras pessoas. Melhor ainda se quem atende apresentar empatia pelo cliente, entender o que está se passando e realmente demonstrar que se importa. Isto cria no cliente um sentimento de segurança e cumplicidade, e ele entenderá que você realmente fará de tudo para resolver seu problema.

Treinamento Atendimento e Recepção | Universidade NuvemSeja verdadeiro

Como dissemos acima, é importante ouvir seu cliente. Porém muitas empresas confundem isso com fingir interesse. O que poderia ser uma boa atitude para fidelizar o cliente pode acabar gerando certa repulsa do mesmo pelo seu negócio.

De nada adianta ouvir o relato do seu cliente se no momento da prestação de serviço, nada do que foi dito for levado em conta. Por isso, demonstre ser verdadeiro no atendimento.

Isto vai desde reações de acordo com a fala do cliente no momento do atendimento até levar em consideração algumas observações feitas para a prestação de serviço.

Demonstre conhecimento

Ao mostrar que entende do assunto, você acaba gerando mais credibilidade no atendimento e maior confiança do cliente no seu serviço. Neste sentido, apenas tome cuidado para não parecer que, citando muitos termos técnicos por exemplo, você quer apenas impressionar seu cliente.

Faça com que quem está buscando seus serviços entenda o que será feito, faça parte do processo. Isto gera confiança, pois a pessoa saberá o que está sendo feito e não se sentirá com risco de ser enganada.

Atendimento de acordo com o cliente

Não existe uma regra fixa de comportamento ao atender os clientes. Cada pessoa é de um jeito, então cada atendimento deve ser único. Isto significa que uma pessoa mais expansiva requer um atendimento mais alegre, com bastante conversa, inclusive sobre outros temas alheios ao serviço. Já um cliente mais reservado deve ser atendido de forma mais direta, com mais seriedade.

O importante aqui é proporcionar ao cliente a melhor experiência de atendimento possível, de acordo com sua característica. É isso que vai fazer a diferença no momento em que ele precisar escolher, no futuro, onde solicitar um novo serviço ou indicar a alguém.