De onde vêm as ideias inovadoras

Confira algumas dicas para ter ideias incríveis para impulsionar o seu negócio

O mundo evolui rápido demais. Todo dia algo novo é lançado,  todo mês, uma nova versão maior e melhor do seu celular é lançada e o novo nos é empurrado goela abaixo. Aos empreendedores fica o desafio de precisar inovar a cada momento. Como fazer isso? Confira algumas dicas.

Não siga tendências

A palavra seguir, segundo o dicionário, significa ir atrás. Se você segue tendências, você já está atrás de alguém. Portanto, não fique preocupado em seguir tendências, atente-se em criar novas tendências.

Melhor prevenir do que remediar

A maioria das empresas cometem um erro que pode ser fatal: procurar soluções apenas quando aparecem problemas. O melhor momento para buscar estratégias inovadoras para sua empresa é em situações estáveis e favoráveis no mercado. Assim, você sempre vai exceder as expectativas do cliente e inovar no seu negócio.

Para que essas ideias inovadoras venham, você precisa ter um olhar crítico, anotar suas impressões, estudar bastante sua empresa, seu público e o mercado que seu negócio está inserido. Essa será a sua coletânea do conhecimento e quanto mais você alimentá-la, mais boas ideias podem sair dela.

Ideias surgem em momentos que você está mais relaxado e elas só vão aparecer se sua coletânea estiver cheia de bons conteúdos. Por isso, quando pensar em uma ideia inovadora, coloque no papel e vá encaixando com todos os pensamentos que tiver. Análise o que você pensou e reflita sobre como melhorar. Depois disso, é hora de mostrar para seus colaboradores ou executar e pedir a opinião do seu cliente. Escute o retorno deles, as propostas de melhoria e construa uma nova versão do seu produto ou serviço. Faço isso até… bom, faço isso sempre! Renovar e melhorar o seu produto nunca é demais.

Como quebrar a sua própria empresa

É sempre bom fazer essa pergunta de vez quando. Muitos negócios quebram porque outras empresas possuem ideias inovadoras que podem acabar com o seu negócio. Por exemplo, o computador acabou com as empresas que produziam máquinas de escrever. Se essas empresas tivessem o hábito de refletir sobre como acabar com o próprio negócio, elas poderiam ter pensado em estratégias para inovar no mercado.   Se você não fizer, seu concorrente fará por você, por isso, esteja sempre na frente.

Delegue tarefas operacionais

Você precisa de tempo para pensar nessas novas estratégias inovadoras, mas para isso, você necessita delegar algumas tarefas administrativas que são operacionais, como controlar o estoque, fluxo de caixa, contas a pagar, receber, cadastro de fornecedores e clientes, além de mapear ordens de serviço e cotar orçamentos. Os sistemas de gerenciamento on-line fazem todos essas atividades para você, otimize seu tempo para focar no crescimento da sua empresa.

Nuvemgestor