Cuidados que toda empresa familiar deve ter para se tornar bem sucedida

Empresas familiares compõem a maioria dos CNPJs ativos hoje no Brasil. A prática, popular já há alguns séculos, permite maior flexibilidade ao ambiente de trabalho e que os negócios sejam conduzidos, em teoria, com mais leveza. Afinal, muitas vezes é mais fácil administrar uma empresa em família do que entre sócios ou completos desconhecidos. No entanto, é preciso tomar cuidado para que esta flexibilidade não se torne desleixo.


Hoje, você conhecerá algumas dicas para manter o seu negócio familiar sempre em alta e evitar aqueles desconfortáveis conflitos internos:


Tenha um organograma bem definido


Não é por estar em família que você deixará, por exemplo, sua oficina mecânica sem cargos bem estabelecidos ou sua lavanderia sem processos automatizados. Por isso, ter um organograma é essencial para que sua empresa possa prosperar. Nele, geralmente vem descritos  cargos, atribuições e deveres de cada funcionário, o que nos ajuda a delegar funções específicas e encontrar soluções para problemas com mais praticidade.


Preze pelos direitos e deveres dos funcionários


Sabemos que acordos de férias, horas trabalhadas e até mesmo pausas para almoço são mais facilmente acordados quando o seu parceiro comercial é seu parente. No entanto, é preciso zelar pelos deveres, e também direitos, de todos os funcionários e fugir da concessão de privilégios! Lembre-se que a sua empresa não é a sua casa e que, para manter um fluxo de caixa saudável e bater metas ao fim de cada mês, deve-se tratá-la de forma profissional e séria.

Busque opiniões de terceiros


Manter os negócios em família não significa, necessariamente, contar apenas com a ajuda de familiares para fazer uma empresa decolar. Afinal, não é sempre que alguém da sua família terá conhecimentos sobre Marketing Digital para cimentar o empreendimento no meio virtual, ou sobre contabilidade, para garantir que a gestão financeira esteja em dia. Então, não cometa o erro de se fechar completamente: busque colaboradores capacitados que podem levar a sua empresa para o próximo nível!


Uma última dica importante: muitos pequenos empreendedores não sabem, mas ter um software de gestão online eficiente que possa otimizar os processos cotidianos e auxiliá-lo no planejamento financeiro é também indispensável. Com o Nuvem Gestor, você tem toda a sua empresa familiar na palma da mão, podendo fazer o controle de estoque, emissão de notas fiscais, cálculo de comissão por setores e muito mais.


Programa de gestão online Nuvem Gestor para empresas.