Conheça as diferenças entre ROI/ROAS para seu negócio

ROI e ROAS (Fonte: Pixabay)
ROI e ROAS (Fonte: Pixabay)

Conhecer os mecanismos e métricas de como organizar sua empresa pode facilitar muito as suas empreitadas nos serviços. Venha conhecer sobre as diferenças entre ROI e ROAS e como esses valores podem beneficiar o seu negócio.

O planejamento de marketing é imprescindível para atingir as meta estabelecidas pela equipe empreendedora e, por isso, foram desenvolvidas métricas que conseguem mensurar os resultados de suas ações e campanhas.

Leia até o final deste artigo para saber sobre cada uma dessas métricas e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais.

O que é ROAS?

Return on Advertising Spend (ROAS) é uma expressão que, quando traduzida significa Retorno do Gasto em Publicidade, é um valor que consegue demonstrar como foram os resultados obtidos por  campanhas  e anúncios de marketing, por meio de uma mídia contratada, validando se os gastos foram efetivos ou não.

Todos os estudos realizados utilizando essa métrica consegue mostrar de forma direta se você está obtendo retorno com a sua campanha ou se ela está gerando gastos, apenas. Um ROAS baixo indica necessidade de reavaliação de seus anúncios. Por outro lado, um ROAS alto indica maior probabilidade de gerar novos negócios.

Vale lembrar que o ROAS é semelhante ao ROI, diferenciando apenas na questão das especificidades. O ROAS pode ser calculado por:

ROAS = (RECEITA DOS ANÚNCIOS / CUSTO DOS ANÚNCIOS) x 100

O que é ROI?

Conhecido como Return Over Investiment, o ROI, traduzido para Retorno Sobre Investimento. Este valor é uma métrica de estratégia que mede o lucro gerado pelos anúncios, quando relacionados ao custo deles. 

Com isso, é utilizado para calcular como a mídia que foi contratada beneficia os ganhos finais do seu negócio, sendo imprescindível para saber a precisão e a eficiência dos seus gastos investidos, principalmente com as campanhas de marketing. Vale lembrar que o ROI pode ser calculado por:

ROI = (RECEITA GERADA – CUSTOS) / CUSTOS

Qual a diferença entre ROAS e ROI?

Mesmo parecendo muito semelhantes, elas são métricas diferentes que contribuem e muito para o desenvolvimento do seu negócio. A ROI, como dito anteriormente, é utilizado de forma estratégica, enquanto a ROAS é utilizada de maneira tática.

Com isso, pode-se entender que o ROAS calcula de maneira direta a receita bruta gerada a partir dos seus investimentos em campanhas, enquanto o ROI calcula a contribuição final dos seus investimentos em marketing no seu lucro total. Ambas sendo extremamente relevantes para o desenvolvimento de seu negócio.