Conheça a bolsa empreendedor e comece hoje o seu negócio

Bolsa empreendedor - Fonte: Pexels

A Bolsa Empreendedor é uma iniciativa do estado de São Paulo para ajudar microempreendedores individuais, desempregados e também trabalhadores autônomos informais. Essa bolsa é fornecida com o intuito de auxiliar as pessoas a abrirem e começarem seus negócios. O valor é de mil reais e é um benefício para quem mora em São Paulo. Confira a seguir um pouco mais sobre a bolsa empreendedor e comece hoje o seu negócio.  

Como se inscrever 

Para poder participar e obter esse benefício, o candidato precisa morar no estado de São Paulo. Além disso, a pessoa precisa se enquadrar em uma das três categorias: desempregado, trabalhador informal ou microempreendedor individual (MEI). Para quem ainda não é cadastrado como MEI, a bolsa abre essa oportunidade e ajuda com o auxílio financeiro. Após feito o cadastro, quem for chamado ainda deverá realizar um curso oferecido pelo SEBRAE. 

Além disso, mulheres, jovens entre 18 e 35 anos, integrantes de famílias de baixa renda, pessoas com deficiência (PCDs), pretos, pardos e indígenas tem preferência nas vagas. Para se inscrever siga os passos abaixo: 

Passo 1: Entre no portal Bolsa do Povo SP e se inscreva no Bolsa Empreendedor 

Passo 2: Você irá receber uma mensagem sobre a aprovação da inscrição de acordo com a opção colocada (SMS ou e-mail). 

Passo 3: Junto com a aprovação, você receberá informações referentes ao curso do Sebrae. Esse curso é uma formação básica e de fundamentos do empreendedorismo para auxiliar os bolsistas que irão abrir seu negócio a terem mais conhecimento e chances de sucesso.  

Passo 4: O curso pode ser realizado presencial ou on-line, com cargas de 20 horas e 10 horas, respectivamente. A duração é de aproximadamente uma semana.  

Passo 5: Concluído o curso, para quem ainda não for MEI, informações sobre como formalizar o negócio serão dadas. Sendo que o candidato tem até 2 dias úteis para realizar o cadastro no MEI após a finalização do curso.  

Passo 6: Após aprovado o cadastro no MEI, o candidato irá receber a bolsa no valor de 1000 reais em duas parcelas de 500 reais.  

Após o recebimento da bolsa 

Após receber o auxílio empreendedor, o candidato ainda irá receber informações e diversas orientações sobre os mais diversos programas que podem ajudar o candidato a obter sucesso na abertura do seu negócio. Incluindo informações sobre empréstimos, cursos técnicos, e muito mais.  

Para saber mais sobre como abrir novos negócios, não deixe de conferir 4 dicas para quem quer começar o seu próprio negócio.