Como tirar suas ideias do papel

Como tirar suas ideias do papel

O mercado, cada vez mais concorrido, tem exigido dos empreendedores uma constante busca por inovação dentro dos seus negócios. Seja em processos internos, atendimento, ou até mesmo novos produtos e serviços, a evolução de uma empresa se faz essencial para a manutenção da sua competitividade.

É justamente nesse momento que surgem os grandes empreendedores. São aqueles que conseguem pensar fora do senso comum e apresentam ao mercado soluções extremamente inovadoras.

As boas ideias, quando bem trabalhadas, podem acelerar o crescimento de micro e pequenas empresas. Porém muitos empreendedores têm dificuldade de tirar do papel as ideias que surgem, e então as mesmas ficam perdidas, ou até mesmo acabam surgindo na concorrência. Para evitar esta situação, e fazer que seu negócio sempre inove, vamos dar algumas dicas.

Treinamento Atendimento e Recepção | Universidade NuvemToda ideia vale

Uma das principais causas para que empreendedores abram mão precocemente de ideias inovadoras é julgá-las como ruins antecipadamente. É importante lembrar que muitas boas ideias surgiram, inicialmente, como algo que seria impossível de se realizar, ou que não teria apelo para o mercado.

Por isso você não deve descartar suas ideias logo de cara. Apresente a pessoas ao seu redor que sejam de confiança, e que tenham conhecimento suficiente sobre seu ramo de negócio e as características da sua empresa. Ouça o máximo de opiniões possíveis antes de descartar ou dar prosseguimento em uma ideia.

Não tenha medo

O medo pode ser um grande inimigo da inovação dentro da sua empresa. Este medo te faz permanecer em sua zona de conforto, ou seja, naquele status onde seu negócio já está consolidado, tem um bom rendimento e não passa por problemas. Ao pensar assim você dá brechas para que seus concorrentes acabem se destacando e roubando parte dos seus clientes.

Grandes empreendedores se destacam justamente por serem ousados e arriscarem na tomada de decisão, justamente porque nem todos tem essa coragem. Mas não confunda isso com agir de modo impulsivo e irresponsável. Tudo deve ser planejado e você deve ter em mente quais as consequências das suas próximas ações.

Seja persistente

Não crie esperança que suas novas ideias darão certo logo de cara. Errar faz parte deste processo e deve ser tratado como uma forma de aprendizado. Portanto, não desista quando suas ações não saírem como o planejado.

Passe a tratar os erros como lições do que você não deve repetir no futuro. Por isso, registre todos os procedimentos envolvidos nesta nova implementação, para manter um banco de lições aprendidas, não só para você, mas também para sua equipe.

Faça

Você pode planejar muito bem suas ações, calcular os riscos e os possíveis resultados, mas nada acontecerá se você não agir. Ter iniciativa é, possivelmente, a principal característica de empreendedores que inovam em suas empresas.

Algumas pessoas utilizam a frase “feito é melhor do que perfeito”. Isso quer dizer que você nunca conseguirá o melhor resultado possível logo de cara. Erros acontecerão, correções serão necessárias, mas se você não tiver iniciativa nenhuma das suas ideias sairá do papel.

Desta forma, você deve ser um empreendedor corajoso, que toma iniciativa e não se acomode em sua zona de conforto. Só assim você seguirá o caminho da inovação e se destacará em seu mercado!

Mulheres Empreendedoras: 10 Passos para Desenvolver sua Mentalidade de Sucesso e Conquistar sua Independência

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.