Como ter um planejamento estratégico eficaz em 3 passos

Como ter um planejamento estratégico eficaz em 3 passos

Para que um empreendimento possa crescer de forma sustentável é necessário planejar cada passo a ser dado, o impacto que ele terá e quais os resultados esperados. Não se pode contar com a sorte quando se trata da evolução da sua empresa.

Um planejamento estratégico, quando bem feito, pode abrir os olhos do empreendedor para novos caminhos que antes não eram visualizados e, desta forma, alcançar ótimos resultados.

Existem várias ações que você pode tomar para que seu planejamento estratégico seja bem-sucedido e renda bons resultados à sua empresa. Vamos ver algumas destas ações que são bem simples de se colocar em prática.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Estude seu negócio

Para começar a pensar onde você deseja que seu empreendimento esteja no futuro, primeiro você precisa olhar para trás e ver tudo o que já foi feito, os resultados alcançados, os erros e acertos.

Você não pode traçar objetivos baseados apenas nas suas vontades, mas deve entender até onde sua empresa pode ir em determinado espaço de tempo. E isso você só conseguirá se estudar a fundo a realidade do negócio.

Desta forma, procure entender os resultados do passado, nos melhores e piores cenários, para que você consiga traçar objetivos alcançáveis, que vão elevar sua empresa de patamar, mas também que você esteja preparado para possíveis percalços ao longo desta jornada.

Crie metas

Como dito anteriormente, com base no que sua empresa já apresentou de resultados no passado, é possível traçar metas que te auxiliem a alcançar seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Para que tais metas sejam realmente eficazes, as mesmas precisam ser criadas com base na realidade da empresa, devem ser desafiadoras (mas não impossíveis), que possam ter seus resultados medidos, e que tenham data estabelecida para serem alcançadas.

Metas podem ser utilizadas como forma de incentivar o trabalho da equipe, motivá-los rumo a um objetivo. Porém, se forem muito fáceis de se atingir, deixam os funcionários em sua zona de conforto. Já se forem extremamente difíceis de se alcançar, podem gerar desgaste e desmotivação.

Saiba medir

A partir do momento em que se estabelecem metas, passa a ser necessário medir o desempenho ao longo do tempo e tomar as ações necessárias para manter o bom funcionamento da empresa.

Tenha à sua disposição meios de controlar o desempenho dos seus indicadores de forma prática e confiável, como, por exemplo, com um sistema de gestão integrada. Com isso você tem a previsibilidade necessária para entender onde sua empresa está, onde chegará e a que distância você está de suas metas.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores