Como ter o relacionamento perfeito com os fornecedores da sua ótica

Aproveite essas dicas para construir uma boa relação com seus fornecedores e gerar mais vantagens para a sua ótica.

Cada cliente gosta de um modelo, de uma marca, de um design diferente. O gerente de uma ótica precisa estar atento a todas as tendências. Nesse tipo de estabelecimento é muito comum ter vários fornecedores, para oferecer uma cartela de produtos mais diversificada ao seu cliente.
Se gerenciar a relação com um fornecedor não é fácil, imagine com vários. Um bom relacionamento é essencial para impulsionar suas vendas e administrar melhor as finanças da sua loja. Confira as dicas que Mundomídia reuniu para construir uma excelente relação com seus fornecedores.

Planeje
O segredo para realizar uma boa compra é planejar. Organize a quantidade de produtos que vai comprar e o orçamento que você tem.  Se possível, compre a vista para conseguir um bom desconto. Se quiser comprar uma quantidade maior para aumentar o desconto é uma ótima ideia. Mas cuidado, compre apenas os produtos que você tem garantia de venda. Se não, poderá ter investido dinheiro em um lote que vai ficar parado no estoque. Por exemplo, comprar uma grande quantidade de óculos de sol durante o inverno é deixar que eles fiquem empoeirados no seu estoque.
Uma boa dica é contratar um software de gerenciamento. Com ele é possível cadastrar fornecedores e produtos a partir da nota fiscal. Se você fosse fazer isso manualmente, gastaria uma quantidade considerável de tempo que pode investir em outras demandas da loja. Com esse sistema, você controla fornecedores, produtos e a quantidade no estoque. Além disso, consegue gerar relatórios para analisar suas compras e compará-las com suas vendas.

Gere reciprocidade
Se o fornecedor é bom, pode ter certeza que todos querem comprar dele. Por isso, você precisa mostra-lo as vantagens de se relacionar com o seu estabelecimento. Quanto mais satisfeito o seu fornecedor estiver em trabalhar com você, mais vantagens terá. Esse bom relacionamento pode gerar estratégias que beneficiem ambos.
Para que isso aconteça, honre a sua palavra, cumpra com o determinado, pague em dia, não atrase para reuniões. Seja o cliente que você gostaria de ter para sua própria loja.

Não crie dependência
Depois de todas essas dicas, você e seu fornecedor possuem um ótimo relacionamento e ambos estão satisfeitos. Porém, como imprevistos acontecem, é importante que você tenha um fornecedor reserva. Assim, caso o principal não consiga atender a sua demanda, você pode consultar outro e não deixar os seus clientes na mão.

 

 

 

software-nuvem-gestor-otica-relojoaria

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.