Como ser um bom administrador de empresas?

Quem é proprietário de uma empresa conhece bem os desafios de administrar um negócio e gerenciar toda uma equipe. Mesmo que exista planejamento e preparo prévio, é inevitável que haja algum imprevisto. O que um administrador não deve permitir, no entanto, é o descontrole.

Na publicação de hoje, você irá conhecer algumas das principais características de um administrador de sucesso. Através destes breves exemplos, você poderá manter o seu negócio em ordem e, claro, potencializar o lucro. A começar por um dos pontos mais cruciais de todos: a informatização!

Pode parecer um tema já antigo, mas ele está longe de ser superado. Ainda hoje, existem inúmeras empresas que continuam a lidar de forma rudimentar com a rotina: seja através do uso de pranchetas para gerir o estoque ou do controle financeiro através de livros-diário. Não nos entenda mal: esses métodos podem ser, ou melhor, foram úteis um dia, mas já são ultrapassados.

O administrador de sucesso do século XXI utiliza todos os meios tecnológicos ao seu alcance para gerir o empreendimento. Não porque está “na moda” ou é “bonito”, mas sim porque a tecnologia tem o poder de facilitar a rotina do empresário, seja através de softwares de gestão on-line*, sistemas integrados para lojas e muitos outros.

Quem se dá bem na administração também nunca mistura as finanças pessoais com as da empresa! Por isso, abandone a partir de hoje o velho hábito de completar seu caixa pessoal com o caixa empresarial (e vice-versa). Mesmo que a empresa seja sua, é hora de distanciar o indivíduo do empreendimento. Isso impede a mensuração de dados, mascara a real situação financeira do seu negócio e prejudica toda a gestão.

Além disso, nunca deixe de investir na comunicação interna e externa, pois a forma que você lida com seus colaboradores e se apresenta ao cliente importa. Quem deseja ser um administrador de mão-cheia precisa fortalecer a cultura organizacional e, também, disseminar sua presença on-line.

Agora você já sabe alguns dos principais pontos que tornam um administrador bem-sucedido!
Para mais dicas sobre empreendedorismo, gestão e controle de finanças, não deixe de clicar neste link e acompanhar nossas outras publicações.