Como reter clientes em sua empresa?

Como reter clientes em sua empresa?

Você sabia que conquistar um novo cliente pode custar até cinco vezes mais do que manter os que já estão em sua carteira? Este dado nos mostra a importância que reter os clientes em sua empresa tem para a saúde financeira do negócio.

Quando uma empresa começa a buscar novos clientes no mercado, se esquecendo da importância daqueles que já confiam em seus produtos e serviços, há o risco de se gastar muito dinheiro na prospecção e acabar perdendo faturamento pela perda de clientes antigos.

Tendo isto em vista, você deve dar uma importância ainda maior para a retenção de clientes, para manter a sustentabilidade do negócio. Com algumas ações pontuais você já consegue garantir a fidelização de clientes, e abaixo você verá algumas delas.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Conheça seus clientes

Você sabe o que seu cliente realmente valoriza no seu negócio? O “achismo” aqui é muito comum, e muitos empreendedores se prendem em percepções superficiais sobre as características dos clientes para traçar ações de fidelização.

Para trabalhar da forma correta a retenção de clientes você precisa mensurar em toda sua base, ou em uma parte considerável, o que ele considera como diferencial em empresas do seu ramo de atuação, o que realmente influencia no momento de decidir entre você e seu concorrente.

Para esta mensuração você pode realizar pesquisas de satisfação com seu cliente, em que, além de questionar o quanto ele está satisfeito com sua empresa, você também pode perguntar quais pontos ele acha fundamental em uma empresa como sua para que ele se sinta completamente satisfeito.

Mantenha contato

Muitos empreendedores erram ao pensar que, após a conquista de um cliente, não é necessário mais nenhuma outra preocupação que não seja relacionada ao produto ou serviço e então, desta forma, deixam de manter contato.

Quando isto acontece, o cliente pode se sentir esquecido, ou até mesmo o caminho inverso, e esquecer da sua empresa. Lembre-se que existem muitos outros concorrentes tentando conquistar o cliente que está em sua carteira.

Por isso você precisa manter um contato constante e periódico com sua base de clientes. Este contato pode ser baseado na apresentação de novas soluções, promoções ou até mesmo mensagens em datas especiais. Tudo isto mantém sua empresa na mente do cliente para que, quando ele precise novamente dos seus serviços, você seja lembrado.

Reinvente-se

Se você não apresenta nada de novo, seu concorrente pode estar mais atento e oferecer recursos que passem a despertar o interesse do seu cliente. Uma empresa que não renova seus processos, ou seu portfólio, tende a ficar obsoleta e deixar de ser interessante aos seus clientes.

Desta forma, você deve ficar atento ao que o mercado do seu ramo de atuação vem oferecendo de novidade e, assim, evitar ficar para trás da concorrência. Isto é crucial para a satisfação e consequente fidelização dos seus clientes.

A partir de hoje você pode colocar estas ações em prática e investir na retenção dos seus clientes. Bom trabalho!

Mulheres Empreendedoras: 10 Passos para Desenvolver sua Mentalidade de Sucesso e Conquistar sua Independência