Como modernizar sua oficina mecânica

Como modernizar sua oficina mecânica

Cada vez mais cresce a demanda por oficinas mecânicas e reparadoras de veículos que saiam da média, que se destaquem pelos serviços oferecidos e pela experiência que oferecem aos clientes. E isto está intimamente ligado ao quão moderno é o estabelecimento, ou seja, o quanto você atinge as novas expectativas do mercado.

São vários os pontos em que você pode trabalhar para modernizar sua oficina mecânica, e isto não envolve apenas novos aparelhos cheios de funções. Envolve mudança de pensamento, novas formas de gestão, qualificação da equipe, etc. Você verá hoje alguns destes pontos.

Visual da oficina

O primeiro passo para a modernização da sua oficina não tem relação com nada exatamente novo. Uma oficina moderna apresenta aos seus clientes logo de cara uma imagem limpa e organizada. Chega de sujeira, bagunça, correria e desorganização. Obviamente é impossível tornar o ambiente de uma oficina tão limpo quanto de um consultório médico, mas você passará ao seu cliente uma impressão muito melhor se ele não se ver rodeado de paredes sujas de graxa e funcionários com uniformes imundos, por exemplo.

Quando você tem uma oficina organizada, deixa de lado a impressão de que fará um simples conserto e traz a imagem de que você oferecerá um serviço único de diagnóstico e reparo para aquele veículo. O trabalho será o mesmo, mas o valor percebido pelo cliente pode ser completamente diferente.

Oferta de serviços

Pare por um instante e pense nos serviços que seus mecânicos são capazes de executar. Agora pense nas características que os carros mais modernos trazem de fábrica. Se os dois pensamentos não batem, você tem um problema. Pelas características do nosso país, ainda vemos rodando muitos veículos antigos e, por consequência, dando entrada nas oficinas. Mas com o passar do tempo isto vai acabar mudando e você precisa estar pronto para reparar defeitos que antes nem chegavam até você, em componentes que não existiam.

Por este motivo você não pode deixar de investir na capacitação da sua equipe (e sua também). Cursos como o de Eletricidade Automotiva, da Universidade Nuvemclique aqui para conhecer – propiciam ao mecânico conhecer o que há de mais novo na área de elétrica e eletrônica de veículos. Com mecânicos mais capacitados você será capaz de ofertar uma gama maior de serviços, agradar sua carteira de clientes e ainda aumentar seu faturamento.

Curso Eletricidade Automotiva | Universidade Nuvem

Automação de processos

Pilhas e pilhas de documentos em papel não fazem parte do dia a dia de uma oficina mecânica moderna. À medida que você expande sua carteira de clientes e sua equipe, fica mais difícil depender da papelada para controlar tudo o que acontece na oficina.

É por isso que existem softwares de gestão especializados em oficinas mecânicas, como o Oficina Integrada, que permitem gerenciar a parte financeira, de pessoas e de serviços de forma muito prática. Um exemplo é a automatização das ordens de serviço. Com elas seu mecânico pode atualizar em tempo real o status em que se encontra o reparo do veículo, e isso já vai diretamente para o seu site, permitindo o acompanhamento pelo seu cliente. Fora isso, há a possibilidade de gerar gráficos e relatórios dos mais diversos, que possibilitam o planejamento do futuro da oficina mecânica.

Esteja online

Ter uma oficina moderna, organizada, limpa e com serviços de qualidade não adianta nada se seus potenciais clientes não te conhecem. Por isso você precisa estar presente no mundo digital, com um bom site e realizando ações de marketing digital. Esta presença é favorável, inclusive, com quem já é seu cliente. Você pode oferecer a ele a praticidade de acompanhar o andamento da ordem de serviço diretamente pelo site, deixando-o mais tranquilo com relação à credibilidade da sua oficina.

Além de todas estas dicas, conte sempre com nossa ajuda para ter uma oficina cada vez mais moderna!

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas