Como implementar uma cultura de inovação e criatividade na empresa?

Implementar cultura de inovação
(Foto: Unsplash)

Uma cultura de inovação e criatividade aplicada a empresas apresenta vários benefícios, inclusive para pequenas empresas. Isto é, implementar e manter uma cultura de inovação permite que a empresa se posicione melhor no mercado, inove e otimize seus produtos, serviços, processos, e até o atendimento ao cliente pode melhorar. Por isso, se você se interessa em fazer do cotidiano do trabalho da sua empresa um lugar de inovação, acompanhe-nos!

Abra espaço para a inovação e criatividade

Para implementar uma cultura de inovação e criatividade, é vital que estes elementos tenham espaço no cotidiano do trabalho na sua empresa. Desta maneira, é interessante reservar uma parcela do dia de trabalho para estimular a criatividade e inovação. Alguns minutos por dia podem fazer a diferença!

Além disso, abrir espaço, explicitamente, entre os colaboradores, para que a criatividade seja estimulada e ideias inovadores sejam compartilhadas é um passo importante. E para que isso seja possível, a produtividade não deve ser o único objetivo, mas sim, estar ao lado de outros objetivos.

Ouça os colaboradores

E, uma vez que há estímulo e espaço para inovação e criatividade, é necessário ouvir os colaboradores. Duas cabeças pensam melhor que uma, diz o ditado. E no caso dos colaboradores de uma empresa, compartilhar ideias inovadoras, insights e reflexões pode ser o início da consolidação de uma cultura de inovação. Para colher os frutos dessa cultura, ouça os colaboradores.

Incentive e desafie a equipe

Uma das maneiras de incentivar a inovação e a criatividade entre os colaboradores de uma empresa é com desafios. Embora os processos feitos como são feitos há tempos possam ser eficientes, muitas vezes é com a inovação gerada por desafios e imprevistos que ocorrem profundas mudanças – para melhor! Por isso, ao implementar e manter uma cultura de inovação, criar desafios para equipes pode ser de grande auxílio.

Tenha metas e planejamento

Afinal, por que inovar? Que papel a criatividade terá na sua empresa? Essas são algumas questões que podem ajudar a organizar qual a meta ou objetivo para a cultura de inovação da empresa. Estas devem estar alinhadas com o objetivo da empresa, que, por sua vez, deve estar alinhado com o planejamento.

Seja semestral, anual, bianual, ter um planejamento para sua empresa pode fazer toda a diferença. Desta forma, a cultura de inovação servirá não só para otimizar produtos, serviços ou processos na empresa, mas, principalmente, para alcançar objetivos e para o crescimento da empresa.