Como Fazer sua Carreira Decolar

Carreira

Se você está cansado de estar estagnado em uma posição dentro da empresa em que trabalha, saiba que você pode mudar a sua realidade com algumas simples mudanças de hábitos e organização. No texto de hoje vamos passar algumas sugestões de ações que com certeza irão potencializar sua carreira e te levar para níveis mais altos.

Tenha um objetivo claro

Você conhece a história “Alice no País das Maravilhas”? Em certo momento Alice se encontra perdida na floresta, em frente a vários caminhos. Então surge o Gato sob uma árvore. A menina logo o questiona qual caminho ela deve seguir, porém o felino lhe faz outra pergunta, sobre onde ela quer chegar. Alice responde que não sabe, então o Gato lhe responde “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Isto também acontece em nossa vida profissional: quando não sabemos onde queremos chegar na nossa carreira, fazemos várias tentativas, opções e escolhas que nem sempre são as corretas.

Ter em mente onde você quer chegar na organização em que está trabalhando (ou até mesmo em outra) é fundamental para que você trace seus caminhos da melhor forma possível. Nestes casos é interessante buscar inclusive por pessoas que já estão em posições próximas ao seu objetivo, conhecer sua trajetória e entender seus sucessos e fracassos. Mas lembre-se, você é único, então o que deu certo para alguém pode não servir para você.

Conheça seus pontos fortes e fracos

No mundo empresarial existe uma ferramenta de diagnóstico e construção de planos de ação chamada SWOT, sigla em inglês que significa “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”. Sua dinâmica de uso consiste em levantar cada um dos pontos que compões estas quatro perspectivas, sendo que as duas primeiras são fatores internos, onde a empresa pode agir, enquanto as últimas são fatores externos sobre os quais não se pode tomar nenhuma ação. Em resumo, ao se cruzar estes pontos e analisa-los é possível enxergar como aproveitar as oportunidades utilizando suas forças, vencer suas fraquezas também utilizando das oportunidades externas, além de saber como agir de acordo com as ameaças que surgirem.

Com relação à sua carreira também é possível realizar este tipo de análise. Se você tem em mente onde quer chegar, e já estudou sobre este caminho, sabe as chances e os percalços que podem aparecer. Por isso, conheça bem seus pontos forte, os quais te destacam dos demais, e potencialize seu uso ao seu favor. Já sobre seus pontos fracos, tenha em mente quais são para não se expor a situações que vão tocar justamente neles, podendo te prejudicar. Uma grande demonstração de sabedoria é reconhecer suas falhas e trabalhar para que seus pontos positivos falem mais alto sobre você.

Conhecimento nunca é demais

Como foi dito acima, é muito importante conhecer seus pontos fortes e fracos, porém se você somente conhecê-los nada poderá fazer caso alguém também os apresente, ou se destaque ainda mais. Por isso é preciso sempre buscar coisas novas e mais conhecimento.

Imagine, por exemplo, que você é um mecânico muito dedicado, com bastante força física e sempre disposto a ajudar. Com certeza você já se destaca em meio aos demais da sua profissão que não apresentam algumas destas características. Porém você não tem muito conhecimento na parte elétrica e eletrônica automotiva e a oficina em que você trabalha passa a oferecer serviços de manutenção específicos para esta área? Se você não estudar e se aprofundar neste assunto, mais cedo ou mais tarde se tornará obsoleto dentro da oficina e será deixado de lado, ou não conseguirá posições melhores com consequente melhor remuneração.

Curso Eletricidade Automotiva

Outro exemplo é se você trabalha na recepção de um consultório médico, desde a sua fundação. No início eram poucos pacientes, na maioria conhecidos do médico, então a forma como eram tratados não importava muito. Porém este consultório foi crescendo, ficando mais conhecido na cidade e recebendo cada vez mais pessoas, de diferentes tipos. Agora é o momento de encantar estas pessoas com um bom atendimento, organizado e solicito, mas você não se capacitou para isto e acaba se perdendo em meios às atividades do dia-a-dia que aumentaram. Com o tempo os clientes passam a reclamar do tempo em que aguardam, você deixa de marcar uma consulta por falta de atenção, acaba perdendo a paciência e a reputação do consultório cai.

Treinamento para Secretárias e Recepcionistas

Estas são apenas algumas possibilidades de problemas que podem acontecer caso você não busque cada vez mais conhecimento. Neste contexto, a Universidade Nuvem se apresenta como uma excelente opção. Com cursos EaD 100% online você consegue estudar em qualquer lugar, no horário que for mais confortável. Você conta com vídeo-aulas interativas, apostilas ilustradas e, ao final, recebe um certificado reconhecido nacionalmente, que pode ser utilizado como diferencial dentro da empresa. Se você gostou da ideia, clique aqui para conhecer melhor.

Agora é só colocar em prática estas dicas e trabalhar duro para ser reconhecido(a)! E conte conosco em caso de dúvidas ou sugestões.