Como decidir qual negócio abrir

Como decidir qual negócio abrir
Dicas de como decidir qual negócio abrir

Muitos chegam em um momento em que desejam abrir o seu próprio negócio. Só tem um problema: você não sabe qual negócio abrir. Felizmente, é exatamente para isso que este artigo está aqui para ajudar. Confira como dar o pontapé inicial em sua jornada para se tornar um empresário.

Afinal, quais são as primeiras coisas a considerar ao decidir qual negócio abrir?

Abrir um negócio pode parecer incrivelmente assustador. Afinal, você está saindo da sua zona de conforto. Mas passar muito tempo pensando o impedirá de realmente fazer.

Aqui estão algumas dicas essenciais que vão acabar com a paralisia da análise e estimulá-lo a agir:

1. Comece a se mover antes de estar pronto

Ter ideias de negócios não acontece no vácuo ou quando você está parado. Conforme você experimenta ideias, inicia coisas, encerra coisas e faz mudanças, você se aproxima da sua nova ideia de negócio.

Decidir que negócio começar é como pular em um carrossel — você não quer ficar parado quando der o salto, ou pode perder um braço. O momento gera momento, e o movimento é o que permitirá que você comece seu próprio negócio.

Quando você está em movimento, ideias e oportunidades aparecem. Ficar parado, esperando pela ideia de negócio perfeita, vai deixá-lo para trás.

Há uma razão pela qual tantos empreendedores bem-sucedidos começam um negócio após o outro: seu movimento gera ideias, relacionamentos e oportunidades para começar mais negócios.

2. Escolha um nicho dentro de um grande mercado

Um nicho dentro de um grande mercado pode soar como um nome impróprio. Mas você quer evitar tentar começar um negócio em um mercado pequeno. É mais fácil construir um negócio bem definido em um mercado grande do que construir um em um mercado de nicho pequeno.

Pense em termos de tamanho de mercado. Você prefere ter 1% de um mercado de R$ 100.000.000 ou 87% de um mercado de R$ 10.000? A matemática não mente. Tente encontrar seu nicho em um mercado grande já existente, defina seu público e então pare.

3. Evite ideias de negócios exclusivas

Quantas vezes você teve uma ideia brilhante para um novo negócio ou produto, apenas para descobrir que sua ideia já existia? Apesar de desanimador inicialmente, pergunte a si mesmo: “Eu quero uma ideia de negócio que nunca foi bem-sucedida ou uma que já seja lucrativa?”

Começar um negócio já é difícil o suficiente. Não torne isso mais difícil tentando ser único. Comece onde outros já encontraram sucesso. Você aumentará suas chances de sucesso e terá um roteiro comprovado a seguir.

Pense na concorrência como prova de conceito, não como uma barreira de entrada. Entre no seu mercado sabendo que já existem pessoas dispostas a pagar para resolver um problema.

Como descobrir qual negócio abrir

A seguir, veremos o processo de ideação de negócios. Veja como decidir exatamente que tipo de negócio abrir:

1. Autoavaliação

Você tem uma mistura única de traços de personalidade, experiências e habilidades que pode aproveitar para criar um negócio próspero. Escreva suas respostas para as seguintes perguntas, tanto de uma perspectiva pessoal quanto profissional:

  • Quais são os meus sete principais pontos fortes?
  • Quais são as sete coisas pelas quais tenho interesse?
  • Quais são as sete coisas que não gosto de fazer?
  • Quais são os cinco produtos ou serviços que enriqueceriam minha vida?

Analise suas respostas para ver se algum padrão se destaca.

2. Gere ideias

Com uma compreensão mais profunda de seus interesses e pontos problemáticos, comece a fazer um brainstorming. Escreva o máximo de sugestões possível. Normalmente, quanto mais você escreve, mais criativo se torna e suas ideias melhoram.

Não faça isso sozinho. As melhores ideias de negócios podem surgir de conversas com amigos e familiares, adicionando uma pitada de realismo ao processo.

3. Pesquise os mercados

Reduza sua lista para três a cinco ideias de negócios, misturando apelo pessoal e potencial comercial. Valide suas ideias por meio de pesquisa de mercado. Concentre-se em:

  • Quem é seu cliente-alvo?
  • Quais são suas necessidades e pontos fracos?
  • Quais são seus hábitos de consumo?
  • Qual é o tamanho do setor?
  • Quais regulamentações e leis se aplicam?
  • Quais são as tendências e previsões atuais?

Use mídias sociais, relatórios de mercado, artigos, publicações do setor e muito mais para obter respostas abrangentes e baseadas em dados.

4. Faça uma análise competitiva

Confira a concorrência. Observe empresas que vendem produtos ou serviços semelhantes. Os clientes estão satisfeitos? Como são as avaliações dos clientes? Quão bem-sucedidas essas empresas são ano após ano? Pesquise preços de produtos, fornecedores concorrentes e estruturas operacionais.

Use sites da empresa, LinkedIn, sites de avaliação, mídias sociais e entrevistas em revistas para coletar informações. Entenda como os concorrentes se posicionam e atuam para encontrar maneiras de se destacar.

5. Crie um modelo de negócios

Uma ideia de negócio se destaca. Você está pronto para criar seu modelo de negócio. Mesmo que esteja dividido entre alguns conceitos, escolha um e mergulhe. Manter o ritmo é essencial, e você sempre pode mudar.

Seu modelo de negócios deve incluir:

  • Seu comprador ideal: suas necessidades, dados demográficos, desejos e desafios.
  • Sua proposta de valor: o que você está oferecendo e como isso é diferente?
  • Canais principais: como seus produtos e serviços chegarão ao seu público?
  • Recursos: o que você precisa para dar vida à sua empresa?
  • Parceiros: fornecedores que ajudam a entregar seus produtos ou serviços.
  • Fluxos de receita: como você planeja gerar renda?
  • Estrutura de custos: custos estimados e lucratividade.

6. Planeje seus primeiros meses

Seu modelo de negócios orientará suas atividades iniciais. Planeje tarefas essenciais para os primeiros três a seis meses para evitar sobrecarga e acompanhar o progresso. Isso varia de acordo com o setor, mas deve se concentrar em branding, marketing e conquista de clientes ou aperfeiçoamento de seu produto e fornecedores.

7. Coloque tudo em ação

É hora de lançar seu negócio. Lembre-se, os melhores planos são ágeis. O empreendedorismo é uma jornada, então adapte e aprimore seu modelo de negócios com base no que você aprende.

Quer saber mais sobre o mundo do empreendedorismo? Não deixe de conferir dicas e truques para otimização eficaz de vendas!