Aprenda a gerir melhor as informações financeiras da sua empresa

Um dos fatores que mais contribuem para a longevidade de um negócio é uma gestão financeira bem feita. Afinal, não adianta ter a mão de obra e o talento, os melhores fornecedores e o produto mais bem avaliado da região se, por outro lado, as finanças do negócio não tem o devido acompanhamento. Pensando nisso, hoje iremos ensiná-lo como gerir melhor o lado financeiro do seu empreendimento para evitar problemas no futuro:

  • Preze pela organização

Pode soar clichê, mas organização é o básico! Sem a gestão dos dados financeiros e um método claro de estruturação de documentos, todos os outros processos e fluxos da sua empresa são afetados. Algumas dicas infalíveis para evitar que isso ocorra são:


Arquivamento de materiais a partir de um método claro e pré-definido;

Hierarquização de informações;

Realização de planejamentos financeiros mais assertivos;

Separação de contas pessoais e corporativas.


Não esqueça de acompanhar as movimentações financeiras


Gestão financeira deve ser um exercício diário: desta forma, o empresário reduz o nível de tarefas a serem executadas todo fim de mês e também, naturalmente, o estresse. É preciso, também, enxergar os números como seus aliados: eles representam a realidade da sua empresa e, sem eles, é impossível mensurar o desempenho e sucesso desta! Por isso, não deixe de:

  • Acompanhar o fluxo de caixa do negócio;

Fazer o controle de gastos;

  • Conferir o faturamento;
  • Avaliar formas de quitar possíveis dívidas.
  • Invista no seu poder de persuasão

A persuasão é uma característica nata de um bom negociador e, como sabemos, técnicas de negociação são indispensáveis quando se lida com a questão financeira. Não importa se você coordena uma oficina mecânica, Pet Shop ou loja de produtos eletrônicos, terá de lidar com fornecedores e prestadores de serviço terceirizado. E, nesta hora, o que conta é a mitigação de gastos e identificação das melhores oportunidades! Logo, atente-se aos seguintes tópicos:

  • Procure pelos melhores fornecedores, mas averigue a possibilidade de conseguir descontos
  • Negocie um prazo de pagamento que atenda às especificidades do seu negócio, para evitar o endividamento;
  • Tenha uma relação honesta com os seus parceiros comerciais! Fará toda a diferença quando você precisar de concessões ou fechar outros acordos.


Pode parecer muita coisa de início, mas hoje existem softwares de gestão online que fazem metade do trabalho por você e ajudam a evitar toda a parte burocrática! É o caso do Nuvem Gestor, que gerencia todas as informações financeiras do seu empreendimento, permite o acompanhamento de ordens de serviço, faturamento, contas a pagar e até emite notas fiscais. Para saber mais sobre, acesse o link (inserir link) e faça já sua conta!