5 erros da gestão financeira que precisam ser evitados a qualquer custo

A gestão financeira é uma etapa que muitas vezes causa dúvidas, mas é necessária a qualquer empreendimento. Sem os dados financeiros, é extremamente difícil estabelecer metas de crescimento para sua empresa, avaliar o nível de investimentos, saber onde alocar recursos ou até mesmo legalizar-se perante a Receita. Por isso, além de reforçar a importância da prática, hoje trazemos 5 erros comuns da gestão financeira que precisam ser evitados por empresários a qualquer custo:


Mesclar as finanças da empresa com as pessoais


Este é um erro extremamente recorrente especialmente entre pequenos empresários, que ainda não tem um setor financeiro bem estruturado e acabam transitando livremente entre as contas pessoais e da empresa. No entanto, hoje já é possível ter um controle estrito sobre as duas, e até mesmo bancos digitais oferecem a abertura de contas simultâneas sem grandes burocracias. E não se engane: tê-las separadas faz toda a diferença quando a contabilidade bater à porta no fim do mês!


Não saber o fluxo de caixa

Uma parte fundamental do planejamento financeiro, projetar o fluxo de caixa nos ajuda a compreender os gastos tidos num certo período e quais contas precisarão ser pagas no futuro. Além disso, saber o fluxo também nos permite controlar melhor a receita e fazer planejamentos estratégicos a longo prazo. Esta é, inclusive, uma das funcionalidades mais populares do Nuvem Gestor, o software de gestão online da Mundomidia.


Não fazer controle de estoque


Não há nada pior em qualquer negócio do que ter a demanda por um certo produto e não ter, em mãos, o produto em si para comercializar. A falta do controle de estoque é um dos principais erros atrelados à gestão financeira, pois além de favorecer baixas no armazém, impossibilita que um registro do que entra e sai da loja seja feito. O que, no fim do mês, dificulta e muito o setor financeiro.


Não saber investir o lucro obtido

Outro ponto relevante e que está intimamente relacionado ao segundo tópico, o investimento do lucro em áreas estratégicas é indispensável para que o negócio cresça. Novamente, a única forma de saber quais setores na sua empresa tem contribuído para o seu avanço e precisam de mais recursos, ou quais produtos são os mais vendidos, é através da boa gestão financeira.


Dispensar um sistema de gestão online


Todos os tópicos citados acima são tarefas laboriosas e que podem tomar grande parte da rotina do pequeno empresário. E sabemos que, na atual conjuntura, nenhum tempo pode ser perdido. Por isso, uma ferramenta como o Nuvem Gestor já se tornou obrigatória em qualquer empresa: além de facilitar os processos cotidianos, ele emite notas fiscais, faz o controle de estoque, fluxo de caixa e muito mais! E o melhor: tudo a distância e de forma extremamente acessível. Imperdível, não? Saiba mais sobre os benefícios do software acessando aqui.