5 dicas para uma imobiliária de sucesso

O ponto de partida para fazer a sua imobiliária ganhar espaço no mercado é entender as necessidades e conhecer detalhadamente os procedimentos deste ramo de atividade. Se por um lado o ramo imobiliário é promissor para quem quer altos ganhos mensais, por outro, o negócio exige certos fatores para dar certo.

Para te ajudar nessa empreitada, separamos para você as melhores dicas para uma imobiliária de sucesso! Acompanhe!

Capacite a sua equipe

Para ter sucesso no mercado imobiliário é preciso contar com uma equipe de corretores bem treinada, com profissionais capazes de trabalhar em sincronia. Se você tem vendedores pouco capacitados, saiba que isso pode comprometer toda a estrutura da sua empresa.

Para tornar sua equipe eficiente é interessante realizar treinamentos constantes com os colaboradores, além de criar um programa de incentivo. Muitos empreendedores encaram os treinamentos como gastos, mas lembre-se de que, na verdade, esse é um investimento que mudará a imagem da sua marca. Afinal, são seus colaboradores que fazem contato direto com seus clientes e carregam a insígnia da sua imobiliária.

Tratar os clientes com dedicação e estar preocupado em atender suas expectativas são obrigações primordiais do empreendedor e da equipe. Para ganhar ainda mais a fidelidade dos consumidores, preocupe-se em fazer mais do que atender aos seus desejos: busque surpreender positivamente cada um deles.

Como Montar e Administrar uma Imobiliária

Agilize as documentações

O papel da imobiliária é o de auxiliar no processo de venda, locação ou compra de um imóvel, funcionando como uma espécie de intermediária entre as partes envolvidas. O importante é que, em qualquer uma dessas transações, você seja capaz de agilizar a burocracia.

Entraves em documentos e atrasos no cumprimento de prazos são atitudes maléficas para o seu negócio e mancham a sua credibilidade perante o cliente. Esses reflexos negativos podem acabar comprometendo todas as suas negociações vindouras, já que o marketing boca a boca dos seus clientes insatisfeitos pode acabar afastando futuros compradores. Por isso, faça a análise de documentos com o máximo de agilidade e jamais perca os prazos.

Tenha clareza nas transações

Procure documentar toda e qualquer negociação entre as partes envolvidas nos negócios prestados pela sua imobiliária. Também formalize os contratos e as propostas, de forma a deixar cada transação clara para compradores e vendedores.

Muitas vezes, certas conversas com os clientes acabam sendo feitas de maneira informal, seja por ligação telefônica, por e-mail ou até mesmo pessoalmente. E o que fica acordado em tais conversas nem sempre é adequadamente registrado pelas imobiliárias.

Para ter sucesso no seu ramo é importante expor a negociação em detalhes para todos os envolvidos. Não custa nada registrar os acordos feitos e as conversas com os clientes, além de relatar as expectativas tanto para vendedor quanto para comprador.

Fique de olho nas oportunidades

O mapeamento de oportunidades consiste em descobrir com antecedência quais áreas da cidade irão subir ou descer nos próximos anos. Por exemplo, se certo bairro passar a receber maior circulação de ônibus ou a ser coberto pelo metrô da cidade, a tendência é um aumento na procura de imóveis no local.

Para ter uma imobiliária bem-sucedida, planejamento e estudo são palavras-chaves. Se você quer dominar sua fatia do mercado, é preciso estar sempre com os olhos atentos às possibilidades de negociação presentes e futuras. Outra boa dica é buscar inspirações no mercado estrangeiro. Em outros países, as varandas gourmet são uma febre há anos, mas só agora elas têm chegado ao Brasil. Saiba identificar tendências como essa e esteja sempre à frente!

Tenha um bom portfólio

Além de possuir um leque de ofertas satisfatório, você deve garantir que ele seja apresentável e tenha fácil acesso por parte dos seus colaboradores. Capriche na plataforma de apresentação de imóveis escolhida — catálogo ou site — e catalogue todos os imóveis captados pela imobiliária, fazendo questão de contemplar todos os estilos e regiões.

Pronto! Essas são as nossas dicas para uma imobiliária de sucesso. Você já coloca alguma delas em prática? Pretende implantar outras no seu negócio? Conte pra nós nos comentários!

 


sobre-julio-cesar


Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores