5 dicas imperdíveis para melhorar a rotina na empresa e otimizar tempo e recursos

A sua empresa tem sofrido com extrema desorganização ultimamente, as tarefas têm ficado atrasadas e a equipe não têm dado conta da demanda? Cuidado! Estes são sinais claros de que existe uma falta de estruturação dos processos rotineiros e são só o começo de problemas ainda mais complexos. Mas que, se enfrentados imediatamente, não precisam virar uma bola de neve.

Na postagem de hoje, você aprenderá algumas técnicas e ferramentas de aprimoramento da gestão, que vão não somente facilitar a administração do seu negócio, como aumentar a produtividade de todos:

Mapeamento de processos

Qualquer reestruturação organizacional feita com o objetivo de otimizar a gestão vem de um primeiro passo extremamente importante: o mapeamento de processos. Esta técnica é responsável pela identificação e análise das necessidades diárias do empreendimento, sejam elas o controle de estoque, as estratégias de marketing ou o intercâmbio entre setores, e ajuda-nos a compreender melhor os pontos fortes e fracos de cada etapa.

Atribuição de tarefas


Outro fator fundamental é a delegação de tarefas: quantas vezes você já precisou se ocupar de uma atividade que, em teoria, não tem a ver com suas funções? Oferecer ajuda a um colega um dia ou outro é saudável; afinal, imprevistos ocorrem e qualquer forma de manejar melhor o tempo e alocar recursos é bem-vinda. Mas, se não há uma divisão clara de atribuições, a tendência é a desordem.

Verificação de resultados de lado

Como já mencionamos em outras publicações do blog, a chave para o sucesso de qualquer empreendimento é a mensuração de resultados e o controle de qualidade. Se a administração da empresa está, como dizem, uma “verdadeira zona” e não se tem qualquer gestão efetiva de dados, será cada vez mais difícil encontrar o desejado equilíbrio.

Motivação dos colaboradores

A cultura organizacional da sua empresa favorece feedbacks, relações saudáveis e honestidade? Comunicar-se de forma efetiva, ter consciência dos sentimentos, expectativas e angústias dos colaboradores e aproximá-los da missão e valores da empresa também é crucial! Eles são seu time e, se o time não está em sua melhor forma, muito provavelmente as vitórias não virão.

Nuvem Gestor

A dica mais importante da lista, o Nuvem Gestor para ajudá-lo(a) a colocar todos os outros tópicos e prática e tornar todo o processo muito mais simples! Um software de gestão on-line que sequer precisa ser baixado, e tem alta integralização com os mais diversos dispositivos, permite ao administrador:

1. Acompanhar ordens de serviço;

2. Fazer todo o planejamento e controle financeiro da empresa;

3. Gerir o estoque;

4. Emitir notas fiscais e muito mais!

Se tem uma coisa que aprendemos em todos esses anos de mercado, é que o empreendedor que conhece o Nuvem Gestor não vive mais sem ele. Não deixe uma gestão desestruturada ser o motivo pelo qual sua empresa não cresce ou, pior ainda, feche as portas: acesse já este link e faça um teste gratuito.