3 livros sobre planejamento estratégico que todo empreendedor deveria ler

Muitos dos nossos leitores nos perguntam como nos desenvolvemos como uma empresa gestora de sucesso. Afinal, são quase duas décadas de Mundomidia. Sempre respondemos que o segredo para a longevidade, bons resultados com a gestão e constante aprimoramento é a capacitação.

Os livros são grandes aliados para aprender constantemente. Pensando nisso, trazemos 4 leituras cruciais para o pequeno empreendedor e que prometem mudar toda a sua perspectiva sobre administração.

1. Safari de Estratégia, de Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel

O título já entrega muito acerca da proposta da obra, mas você já imaginou se o mundo dos negócios fosse uma selva? Quem seria o predador? Quem seriam as presas mais fáceis e melhor: o que tornaram as presas, bom, presas? Empreender é como tentar sobreviver no mundo selvagem e os autores pontuam o que deve ser feito para que as suas chances de sucesso sejam as melhores possíveis.

2. A Arte da Guerra, de Sun Tzu

Uma lista de práticas gerenciais e estratégias jamais será completa sem o clássico “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu. Aqui, a proposta é simples: quais são as semelhanças e diferenças entre um general de batalha e um empreendedor? Quais métodos o empreendedor deve adotar para garantir que não só uma única luta, mas toda a guerra (entendida como a sua tentativa de se consolidar num mercado competitivo) seja vencida?

Parece estranho fazer essa comparação? E se a gente te contar que um dos mais famosos livros sobre estratégia foi desenvolvido por um grande general chinês?

3. Comece pelo porquê, de Simon Sinek

Esta indicação é para aqueles que precisam de grandes inspirações para lidar com as tempestividades do mercado. O que nomes gigantes como Steve Jobs, Martin Luther King e Walt Disney tinham em comum? Eles foram capazes de influenciar toda a forma de agir de milhões de pessoas ao redor do mundo. Por que eles trilharam esse caminho e o que os tornou tão especiais?

Neste livro, além de termos uma lição de comunicação efetiva e autocolocação, entendemos como negócios de sucesso podem impactar a vida de outras pessoas.

E você? Já leu ou ouviu falar de algum desses livros? Quais outras obras sobre empreendedorismo e estratégia estão na sua lista para 2022?