3 dicas para contratar colaboradores e reter talentos

Contratar colaboradores responsáveis e eficientes é o desejo de qualquer empreendedor. Por isso, para fazer boas contratações e agregar talentos ao seu time, é essencial ter um roteiro que abranja as principais questões que envolvem a seleção de candidatos.

Para isso, siga as dicas que preparamos para você!

1. Defina a vaga com a maior riqueza de detalhes possível

Uma ótima dica para quem está querendo aumentar a equipe, mas quer atrair apenas profissionais qualificados, é definir a oportunidade de trabalho com detalhes. Assim, você já filtrará currículos que não compreendem as suas necessidades.

Além dessa definição clara, você também pode apostar na divulgação da oportunidade em diferentes plataformas. Conte com os bancos de emprego, redes sociais e, até mesmo, com parcerias governamentais, como os Postos de Atendimento ao Trabalhador de sua cidade, que sempre possuem candidatos à procura de uma vaga.

2. Dedique um tempo para análise de currículos e para as entrevistas

De nada adianta receber uma montanha de currículos e não avalia-los corretamente. Por isso, tenha em mente que você precisará se dedicar um período nessa seleção, para evitar a perda de verdadeiros talentos que poderiam agregar muito à sua equipe.

O mesmo vale para as entrevistas. É essencial ter um roteiro para contratar colaboradores, para que não se perca entre as dúvidas que precisam ser sanadas. Assim, você conseguirá saber um pouco mais sobre o perfil do profissional.

3. Não se restrinja ao que está descrito no currículo

Ainda se relacionando com a dica anterior, não descarte imediatamente a opção do candidato baseado apenas no que está descrito em seu currículo profissional. Muitos trabalhadores não tiveram acesso à qualificação e, por isso, podem não se adequar ao que está sendo pedido, mas possuem um grande interesse em prosperar.

Entretanto, para não cair em contratações emocionais, analise e ofereça a possibilidade de realizar treinamentos para a equipe e qualifica-la conforme os padrões de sua empresa. Além de se sentir valorizado, esse tipo de ação torna o profissional mais satisfeito e isso tende a aumentar a sua produtividade.

Contratar colaboradores não precisa ser difícil!

Pelo contrário! Contratar colaboradores deve ser algo prazeroso para o empreendedor. Afinal, isso tornará a sua equipe mais robusta! Então, vale a pena aplicar as dicas que apresentamos e, assim, fazer contratações cada vez mais assertivas, para criar um verdadeiro banco de talentos para a sua empresa, com profissionais felizes e dedicados.