A importância da planilha para pequenos empreendedores

Ser administrador de um negócio não é tarefa fácil. São inúmeras as atribuições de alguém que comanda um negócio, seja manter estoque suficiente para evitar escassez, treinar novos funcionários, realizar o controle financeiro e muito mais. Para isso, existem o que chamamos de planilhas de gestão empresarial, que nos auxiliam a gerir as informações da empresa de forma mais segura e organizada.


E, muitas vezes, especialmente quando se é dono de um pequeno empreendimento, ter planilhas com informações sobre contabilidade, fluxo de caixa, atribuições de funcionários e mais é um grande diferencial. E o melhor de tudo: apesar de existirem modelos já prontos na internet, as planilhas podem ser adaptadas à realidade da sua empresa e às suas necessidades enquanto gestor. E mais: são gratuitas!


Por isso, caso você decida realizar o download de uma planilha pronta, avalie se as informações nela contidas fazem sentido para o seu contexto. Afinal, um documento repleto de colunas ou seções desnecessárias, ao invés de ajudá-lo a manusear dados, pode confundi-lo. Portanto, ao abrir o Excel ou qualquer outro software que tenha esta modalidade, lembre sempre de elaborar uma planilha que atenda ao seu tipo de negócio.


Lembre-se, também, de não aglutinar muitas informações numa planilha só! Você pode separá-las, por exemplo, entre:

  • Planejamento mensal
  • Controle de estoque
  • Fluxo de caixa e vendas
  • Controle financeiro


Caso você prefira ter um único documento com todos estes dados, é possível, também, separá-los por páginas. Para fazê-lo no Google Planilhas, por exemplo, basta clicar em “Adicionar página” no canto inferior esquerdo da tela, e criar quantas julgar necessárias. Também é válido lembrar: não adianta manter inúmeras planilhas e páginas de controle se você não atualiza os dados rotineiramente. Portanto, use-as com frequência: elas são nossas aliadas.

Este é, em suma, um método simples e barato de gerir as informações de um negócio. E, principalmente para o pequeno empreendedor, as planilhas são indispensáveis para o controle de dados importantes que muitas vezes não lembramos espontaneamente. Garantimos que, ao incluí-las no dia a dia da sua empresa e aprender a usá-las, o seu tempo será otimizado e os processos ocorrerão de forma muito mais fluida!