Taxa de conversão: por que utilizar essa métrica no seu e-commerce?

Taxa de conversão no e-commerce - Fonte: Pexels

Uma das principais vantagens do marketing digital é que é possível fazer diversas análises por meio de métricas como número de acessos, número de cliques, vendas efetuadas e taxa de conversão. A taxa de conversão é um dos principais indicadores de e-commerce. Elas irão mostrar qual está sendo a eficiência da estratégia adotada e também se os consumidores estão sendo direcionados para gerar mais vendas e, consequente, sustentabilidade do negócio. Confira a seguir um pouco mais sobre esse indicador e por que utilizá-lo nas suas análises.  

O que é taxa de conversão? 

A taxa de conversão é a métrica que indica o número de usuários que realizaram uma ação pretendida, geralmente a compra de um produto ou serviço, por meio da campanha realizada. Além de efetividade da venda, a taxa de conversão pode ser calculada para cadastros em sites, downloads de conteúdo, acesso de uma determinada página ou acesso a alguma rede social.  

Porém, o mais comum é utilizar a taxa de conversão para calcular o percentual de vendas em relação à quantidade de acessos que a marca teve no site. Ou seja, ele irá mostrar quantas pessoas que acessaram o site e realmente concluíram uma compra. O que permite dizer quão eficaz certa campanha de marketing foi para o aumento no número de vendas.  

Por que utilizar a taxa de conversão nas suas análises? 

Basicamente a taxa de conversão irá mostrar a quantidade de consumidores que realmente estão se tornando clientes, e não apenas foram atraídos. Portanto, essa métrica é uma das principais para analisar o retorno das estratégias de marketing adotadas e também permite identificar possíveis pontos que precisam de melhora. Isso impacta diretamente na eficiência e retorno financeiro do seu negócio. Além de permitir identificar quais estratégias realmente estão dando certo com o público-alvo, de maneira que você poderá seguir a mesma linha para manter uma alta quantidade de vendas. 

Como calcular a taxa de conversão 

Como vimos, a taxa de conversão nada mais é que a quantidade de pessoas das quais acessaram o site ou página de interesse e que realmente concluíram uma compra. Portanto, ela pode ser definida como a divisão entre a quantidade total de vendas do tempo determinado pelo número de acessos no site ou página de vendas multiplicado por 100.  

Por exemplo, se durante um mês você recebeu 100 mil acessos no seu site e teve 5 mil compras concluídas, sua taxa de conversão será de 5 mil dividido por 100 mil multiplicado por 100, resultando em 5%. Conforme a Invesp, uma empresa especializada em taxas de conversão, a taxa de conversão média do e-commerce é de 2,68%.