4 passos para criar a sua planilha de controle financeiro da melhor forma

Planilha para gestão financeira - Fonte: Pexels

Na parte de organização empresarial, utilizar planilhas pode ser uma ótima forma de controle. E uma das planilhas que podem ser consideradas essenciais é a financeira. Por meio de uma planilha de gestão financeira você consegue inserir todas as informações de gastos, investimentos e lucros para conseguir um melhor controle do rendimento da empresa. Além disso, hoje em dia as planilhas podem ser automatizadas e trazer as relações e análises de desempenho com mais precisão e mais rapidamente. Confira a seguir como criar a sua planilha de controle financeiro da melhor forma. 

Passo 1: Escolha onde você irá criar sua planilha 

O primeiro passo é escolher onde você irá criar a sua planilha financeira. Existem diversos aplicativos hoje em dia, sendo que alguns são voltados especificamente para empresas. Os mais utilizados atualmente são as planilhas da Google e Microsoft, que apresentam uma grande vantagem com o salvamento em nuvem, de forma que podem ser acessadas de qualquer lugar em qualquer momento.  

Passo 2: Coloque todas as fontes de renda 

Escolhida a ferramenta, está na hora de começar a construir a planilha. Lembre-se que para poder te rum bom controle, quanto mais detalhe tiver melhor. Portanto, coloque todas as fontes de renda e metas estabelecidas. Também tenha em mente que quanto mais simples e organizado estiver melhor para entender a informação que está lá. Caso seja necessário descreva o que cada parte significa, e separe por categorias.  

Passo 3: Coloque todos os gastos 

Assim, como a receita é colocada, para poder realizar o cálculo do real lucro é preciso inserir todos os gastos que a empresa teve no dia ou no mês. Os valores devem ser colocados com precisão, sem esquecer os centavos para poder trazer uma predição que realmente esteja correta. Para facilitar, separe em categorias como fornecedores, compra de material, pagamento dos funcionários, refeições, transporte, etc.  

Passo 4: Coloque seus dados e faça as contas 

Por fim, coloque os dados e vá atualizando sua planilha a cada dia, semana ou mês e faça as contas. A maioria das planilhas já contam com fórmulas prontas que podem ser inseridas de forma a realizar o cálculo automaticamente. Assim, o valor é atualizado a cada nova informação e você já possui o resultado.  

Por fim, se você quer saber mais sobre gestão empresarial não deixe de conferir 7 dicas para ter uma gestão empresarial de sucesso