Mas afinal o que é Marketing Digital ?

Marketing Online - Fonte: Pexels

O marketing é essencial para qualquer empresa, afinal é através dele que os produtos e serviços oferecidos são promovidos. E com o exponencial aumento do e-commerce, as vendas online estão cada vez mais em ascensão, já conquistando uma grande parcela da população brasileira. E para ter sucesso nesse meio o marketing digital se tornou a chave de sucesso para quem quer crescer virtualmente.  

Marketing Digital 

No mundo físico todos conhecemos o marketing, afinal ele está nos outdoors, na televisão, nas revistas e nos panfletos. Mas quando ele se torna virtual, as ferramentas que podem ser utilizadas são muito maiores incluindo sites, blogs, e-mail, além das redes sociais. Afinal, quem hoje em dia não tem Instagram, não é mesmo? 

Portanto, marketing digital pode ser definido como um conjunto de atividades feitas na Internet para promover produtos e serviços em ambientes digitais. E apesar de já vir crescendo gradualmente a algum tempo, a pandemia fez com que esse processo fosse acelerado. Afinal, sem poder comprar fisicamente os consumidores tiveram que aderir ao mundo virtual para poder ter acesso aos produtos.  

Como funciona 

Como já citado, o marketing digital irá utilizar os ambientes digitais como ferramentas, ou seja, a publicidade será integrada nos equipamentos eletrônicos como celulares, computadores e tablets. E por meio de redes sociais, por exemplo, terá seus produtos expostos em propagandas virtuais de forma a aumentar a exposição da marca, aumentando suas vendas e as chances de capturar a atenção de novos clientes.  

E além de usar os ambientes, como sites e e-mails, também podem ser utilizados pessoas famosas, youtubers, instituições e ONGs. Algo que até mesmo gerou um novo ramo de emprego, principalmente no Instagram, chamado de Influencers. Dessa forma, a empresa contrata a pessoa para realizar o marketing digital utilizando a próprias redes sociais dela, o que pode fazer com que a marca alcance milhões de pessoas em poucos minutos.  

Vantagens do marketing digital 

Apesar de ser mais caro que o marketing convencional, as vantagens compensam o investimento. Enquanto no físico, para alcançar 100 pessoas é necessário um trabalho mais árduo, na Internet isso é feito em alguns minutos quando se sabe utilizar estrategicamente as ferramentas ao seu favor. Confira a seguir algumas das principais vantagens do marketing digital. 

  • Feedback dos clientes em tempo real 
  • Possibilidade de ajustes de ações  
  • Melhor planejamento e previsões de venda 
  • Fidelização de clientes 
  • Maior visibilidade da empresa 
  • Oportunidade de crescimento