Um dos grandes desafios de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, é definir qual percurso seguir. Seja com relação a estratégias de marketing, venda, metas ou até mesmo definição da identidade de uma marca, é preciso organizar as ideias e ouvir a opinião de diversos membros da equipe. Muitos podem não saber, mas este processo tem um nome: brainstorming. Ele reúne, num único conceito, o desenvolvimento de criatividade e busca de soluções para uma determinada questão.
Na postagem de hoje, você entenderá o que este termo significa, como utilizá-lo e quais os seus benefícios:

O que é brainstorming?
Do inglês “tempestade de ideias”, o brainstorming é normalmente realizado em grupo, mas também pode ser feito individualmente. Como o nome entrega, consiste em criar alternativas a impasses administrativos. Geralmente, faz-se uso de um “mood board”: um quadro onde expõe-se as ideias coletivas e mapeia-se as atividades necessárias para a realização destas. No entanto, também é possível efetuar o processo através de anotações ou apenas discussões.
A técnica foi desenvolvida e aperfeiçoada pelo publicitário norte-americano Alex Osborn e pode ser usada em inúmeras situações, tais como:
- Desenvolvimento de ideias para campanhas publicitárias;
- Discussões de ideias para o futuro da empresa a curto, médio e longo prazo;
- Elaboração de novos produtos e melhoramento daqueles já existentes;
- Resolução de conflitos;
- Gestão de projetos, processos e muito mais.
Quais os seus benefícios?
Uma das grandes vantagens de fazer uma “tempestade de ideias” com sua equipe estratégica é estimular o trabalho em equipe, estabelecer um senso de pertencimento e responsabilidade para com a empresa e as habilidades interpessoais. Outro benefício é a valorização dos colaboradores: como todos podem se expressar e opinar, qualquer contribuição é levada em consideração, o que ajuda na motivação diária e bem-estar do ambiente organizacional.
E, quando se faz um brainstorming individual, o processo criativo é tão intenso quanto! Neste caso, a principal vantagem é encontrar formas mais dinâmicas de executar os próprios projetos e gerir a empresa. Garantidamente, não dá para negar que este método é essencial ao crescimento de qualquer empreendimento e, justamente por isso, tem se tornado cada vez mais popular, não importa o ramo de atuação profissional.