Quais as vantagens de se ter uma oficina especializada?

Você já pensou em especializar sua oficina em um serviço? De início, reduzir seu leque de serviços pode parecer ruim, mas ao fazer isso você se torna referência no que faz. Além disso, você estará em um mercado mais específico, poderá se dedicar a se tornar expert no serviço que oferece e, com isso, aumentar muito a visibilidade do seu negócio.

Serviços especializados também são mais lucrativos pelo nível de conhecimento que exigem e por serem mais exclusivos. Por isso, ter uma oficina especializada é uma forma de aumentar a lucratividade do seu negócio.

Ao se dedicar exclusivamente a um tipo de serviço, todos os seus recursos, seja tempo, investimentos financeiros e estudos, irão para aquela área. Com isso, você evoluirá rapidamente nos seus conhecimentos a respeito desse serviço e, na mesma velocidade em que isso acontecer, sua reputação sobre o serviço prestado será construída.

Sendo referência na área e se dedicando a um mercado único, você constrói uma base de clientes fiéis e que sempre indicarão seu negócio para outras pessoas. A confiança no seu serviço será automática para novos clientes.

Além disso, ao se especializar em um serviço você diminui a concorrência. Afinal, quantas oficinas especializadas existem na sua região? E, se houverem, você poderá focar em serviços diferentes para evitar a competição. 

Existem muitos serviços que uma oficina pode oferecer, então é preciso pensar cuidadosamente ao passar a oferecer apenas serviços especializados. Estude os clientes que você já tem, o mercado em que está inserido e a concorrência, a fim de estabelecer a melhor estratégia.

Além disso, pense no investimento que você precisará fazer para redirecionar o seu negócio: ferramentas, cursos (inclusive para seus colaboradores), talvez mudanças no espaço que você utiliza e tudo que envolve o novo serviço a ser oferecido. Planejamento é a chave para um negócio bem-sucedido, então lembre-se de nunca pular essa parte!

Gostou da leitura? Nosso blog está cheio de ótimos conteúdos para você que é gestor! Vem conferir!